Apresentação do Troféu Ouro e Prata no Auródromo de Cascavel. Foto: Divulgação

Tecnologia usada na pista do Autódromo Internacional Zilmar Beux é a mesma dos circuítos da Fórmula-1 e coloca Cascavel novamente no calendário das grandes competições

Com uma pista totalmente nova e que utiliza a mesma tecnologia dos grandes autódromos internacionais, Cascavel recebe neste fim de semana importantes competições. Os motores irão roncar neste sábado (26) e (27) para as disputas da Gold Classic e Gold Turismo, além da tradicional Cascavel de Ouro, que está em sua 36ª edição. 

Na manhã de ontem, quinta-feira (24), o prefeito interino Renato Silva, esteve no Autódromo Internacional Zilmar Beux para acompanhar a entrega das obras de revitalização da pista. Ele disse que é importante preservar a fama da Cascavel de Ouro.

Prefeito em exercício, Renato Silva. Foto: Divulgação

“Eu lembro muito bem, estou aqui há 40 anos, a gente falava com orgulho da Cascavel de Ouro e, agora, com essa decisão do prefeito Paranhos em fazer uma pista com essa qualidade, não deixamos a desejar nada para ninguém. É uma das melhores pistas do Brasil, todas as categorias podem vir disputar aqui, isso traz movimento para Cascavel, e isso traz muito orgulho para quem mora aqui, para o povo daqui e do paraná”, afirmou o prefeito em exercício. 

Sandro Camilo Rocha Rancy, secretário de Obras Públicas, destacou que o autódromo de Cascavel é referência para o automobilismo brasileiro.

“Nós temos 5.560 municípios no Brasil e apenas 10 autódromos em funcionamento, e Cascavel é um deles. Com a aprovação do prefeito Paranhos nós iniciamos a modernização do autódromo, fizemos obras importantes, uma delas foi o recape da pista, usando uma tecnologia da Fórmula-1, um asfalto diferenciado, que é justamente para permitir uma maior velocidade e uma maior aderência dos carros na pista”, explica o secretário.

Foto: Divulgação

As zebras do autódromo também foram alteradas e colocadas no padrão internacional também para motovelocidade. Veloz, a pista de Cascavel tem disputas no sentido anti-horário, com sete curvas – cinco à esquerda e duas à direita – e uma extensão de 3.058 metros.

Com a pista pronta, a modernização do autódromo terá sequência. O prefeito Leonaldo Paranhos já autorizou a licitação para a cobertura dos boxes, que terá cobertura metálica.

Foto: Divulgação

Orlei Silva, organização da Cascavel de Ouro, afirma que Cascavel se destaca no mundo pelo automobilismo.

 “[Quero] Agradecer ao prefeito Paranhos por nos dar uma vida nova no automobilismo, porque estávamos perdendo grandes eventos em Cascavel, então a partir de agora temos condições de receber as grandes categorias do automobilismo brasileiro e, juntamente quero agradecer ao secretário Sandro pelo empenho, secretário de Esporte Carlinhos, e aos demais envolvidos”, afirmou.

Edson Luiz Massaro, promotor de envento, afirma que a pista antiga tinha muito solavanco.

“Graças a Deus, o prefeito fez em tempo recorde o recapamento, em padrão internacional, esse padrão é exigido pela Stock-Car e por outras categorias do automobilismo”, relata.

Luc Monteiro, organizador da Gold Classic e Gold Turismo, diz que a cada edição a Cascavel de Ouro tem se superado.

“E agora com essa honra de inaugurar a pista de Cascavel com asfalto novo, pessoal tem sabido que o padrão da pista que a gente passa a ter aqui é muito melhor e, agora, além dela ser desafiadora ela também tem um padrão de qualidade, todos estão muito ansiosos, eu também corro, e ansioso pra descer esse bacião correndo”, disse.

O calendário do automobilismo brasileiro de 2023 trará as grandes competições nacionais para Cascavel, como a Stock-Car, Endurance Brasil, Porsch Cup, entre outros.

Foto: Divulgação

Fonte: Secom/Pref. de Cascavel