Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com IPVA mais barato, taxa de adimplência aumenta em todos os municípios do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 1,9% fez a taxa de inadimplência despencar em todo o Paraná em 2026. Com o tributo mais barato, o número de motoristas que pagaram o imposto parcial ou integralmente em janeiro cresceu 17,8% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando à marca de 2,7 milhões de contribuintes com as contas em dia, ante os 2,3 milhões de 2025.

E esse aumento foi sentido em todas as cidades paranaenses. Todos os 399 municípios do Estado encerraram o primeiro mês do calendário de pagamentos com alta nos números de adimplência, conforme aponta levantamento da Receita Estadual.

O caso mais expressivo é o de Indianópolis, na Região Noroeste, que teve um salto de 48% no total de contribuintes em dia com o imposto de um ano para o outro — o maior crescimento de todo o Paraná. O município tem uma frota tributada de 1.333 veículos em 2026, dos quais 987 já pagaram ao menos uma cota do tributo. No ano passado, esse número era de apenas 667.

O ranking das maiores altas ainda tem Guaraqueçaba (35,6%), Porto Rico (28,9%), Paranapoema (28,8%), Inajá (27,8%) e Fazenda Rio Grande (27,3%). Já entre as maiores cidades, São José dos Pinhais viu subir em 22,5% o número de veículos com o IPVA em dia até o fim de janeiro, enquanto Curitiba teve crescimento de 20,7%. Em seguida, aparece Foz do Iguaçu com 20,2% e Cascavel, Londrina e Maringá, todas com 16%.

De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, os números comprovam o efeito benéfico da redução da alíquota em 47%. “Como já prevíamos, o IPVA mais barato ajudou a reduzir a inadimplência, fazendo com que o cidadão buscasse ficar em dia com suas obrigações com o Estado”, aponta. “Além disso, o desconto adicional de 6% no pagamento à vista impulsionou muitos contribuintes a quitarem o imposto logo no primeiro mês do ano”.

Esse movimento descrito por Ortigara é sentido principalmente no total de pagamentos à vista realizados em janeiro. Foram 1,5 milhão de contribuintes que optaram por pagar todas as cinco cotas do tributo — total 37% superior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Estado totalizou 1,1 milhão de pagamentos.

Na mesma medida, a redução na alíquota do IPVA 2026 resultou também em uma queda na quantidade de veículos sem qualquer tipo de pagamento. Em 2025, o mês de janeiro encerrou com 1,7 milhão de carros, motos e caminhões que deixaram de pagar a primeira cota do imposto. Já em 2026, esse total caiu para 1,4 milhão — uma redução de 15%.

CALENDÁRIO – O calendário de pagamentos da segunda parcela do IPVA 2026 começa no próximo dia 9 de fevereiro e se estende até o dia 13. Os vencimentos variam de acordo com o final da placa dos veículos:

Final 1 e 2: 09/02

Final 3 e 4: 10/02

Final 5 e 6: 11/02

Final 7 e 8: 12/02

Final 9 e 0: 13/02

Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerar as guias. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.

Os contribuintes poderão pagar o IPVA 2026 via PIX a partir do QR Code presente na guia, podendo ser feito a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.

SITES FALSOS – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real