Fonte: assessoria

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo realizou, nessa quarta-feira (6), a UnioXP – Feira de Profissões. Foi um dia inteiro com muitas atividades dedicadas aos estudantes do ensino médio de Toledo e região, com o objetivo de apresentar a universidade e oportunidades de futuro profissional. Alunos e alunas de graduação da Unioeste apresentaram as características dos cursos de uma forma descontraída, como alguns dos conteúdos estudados e campo de atuação do profissional.

Foram aproximadamente 2 mil visitantes de pelo menos 17 escolas que compareceram ao evento durante a manhã, tarde e noite. Eles foram recepcionados nos auditórios da Unioeste onde já receberam informações sobre a universidade, formas de ingresso nos cursos, e um passaporte para receber comprovantes de cada estande em que passaram.

Os estudantes puderam ver de perto e tocar em animais aquáticos não vivos, como polvo, crustáceos e peixes, bem como conhecer as tecnologias do pescado e outros temas no estande do curso de Aquicultura e Engenharia de Pesca. Atividades lúdicas prenderam a atenção dos visitantes, como o Escape Room do curso de Filosofia: uma sala escura com velas, névoa e música sombria, em que os visitantes precisaram resolver enigmas se comunicando com personagens encapuzados e com manto escuro, para que pudessem encontrar a saída.

Já o curso de Engenharia Química demonstrou experimentos práticos como processos de misturas e fabricação de produtos, Química bacharelado apresentou geração de campos magnéticos e eletricidade, e Química licenciatura mostrou reações que geram calor, fumaça e até explosão. O curso de Psicologia realizou atividades sobre as emoções utilizando os personagens do filme Divertidamente, como a árvore e caixas das emoções e até o quiz “Freud explica”.

Os visitantes conheceram de maneira prática como a cotação do dólar e a inflação podem variar de acordo com acontecimentos atuais no cenário nacional e internacional, demonstrados pelo curso de Economia. Quem passou pelo estande de Ciências Sociais foi desafiado a nominar personalidades históricas mundiais, e até a experienciar a mobilidade de uma pessoa idosa.

Foto: assessoria

Quem visitou o estande de Serviço Social teve a experiência de ter uma poesia personalizada envolvendo seu nome e a escola em que estuda, escrita e recitada na hora pelo professor. Já o curso de Secretariado Executivo Trilíngue atraiu os estudantes com dinâmicas como o “fantasma do desemprego” com soluções para a empregabilidade, trilha de dinheiro que levava até o estande e o quiz “fato ou fake”, para desmistificar a profissão.

Também foram presença confirmada na UnioXP o Núcleo Maria da Penha (Numape), o Apoio Psicológico, o Programa de Educação Especial (PEE) e o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), que deram informações e orientações aos visitantes sobre os serviços prestados à comunidade externa e interna da universidade. Sem contar as atléticas da Unioeste, Bisão e Ardilosa, e a equipe JinRow, que trouxe jogos de computador e consoles, simulador de dança e de realidade virtual.

 A coordenadora da UnioXP de Toledo, professora Keila Wenningkamp, explicou que a realização do evento só foi possível a partir de um trabalho coletivo. Segundo ela, a organização contou com uma equipe de agentes, estudantes e professores dedicados e entusiasmados, que não mediram esforços para tornar a Unioeste cada vez mais viva. “Tudo isso certamente proporcionou mais aproximação da Unioeste com os alunos do Ensino Médio e suas respectivas escolas. Momentos como esses são transformadores, pois possibilitam que esses alunos do Ensino Médio conheçam a Unioeste como uma oportunidade não apenas de formação, mas também de transformação social e, também, de suas carreiras, mentalidades e vidas”, relata.

“Esse foi um dia muito importante para a nossa universidade”, comenta a diretora geral da Unioeste campus de Toledo, professora Patricia Sala Battisti. Para ela, o evento superou as expectativas, graças a união e engajamento de todos. “A recepção de tantos alunos do ensino médio na universidade foi um passo de aproximação que trouxe e trará muitos frutos. É um impacto positivo na vida e nas escolhas deles. E também nosso muito obrigado às parcerias e apoio externo que recebemos”, ressalta.

O prazo para inscrições no Vestibular 2025 Unioeste ainda está aberto e vai até a segunda-feira, dia 11 de novembro. A lista de cursos disponíveis, página de inscrição, e todas as informações podem ser acessadas pelo link: https://www.unioeste.br/portal/vestibular-2025

Fonte: Wanderson Santana Schumacher/Assessoria de Comunicação Social Unioeste campus de Toledo