Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cerimônia em Toledo celebra conclusão do curso de Língua Portuguesa para imigrantes

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Auditório Dom Anuar Battisti, no câmpus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), receberá neste sábado (27), às 9h, a solenidade de entrega de certificados de cursos dos níveis básico e intermediário da Escola de Língua Portuguesa para Imigrantes. O evento, organizado pela instituição de ensino superior em parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo, através da Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), e com a Cáritas Diocesana de Toledo, marcará o encerramento de um ciclo que proporcionou aos migrantes da região uma valiosa ferramenta de integração e crescimento.

Além de familiares e amigos dos estudantes, autoridades locais estão convidadas para o evento. Entre elas, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o bispo de Toledo, Dom João Seneme; e o diretor da PUCPR/Toledo, Ricardo Lopes.

O projeto, que teve duração de três meses, dividiu-se em 10 encontros, totalizando 40 horas de atividades letivas ministradas pela professora Ruth Nicolas. Durante esse período, os alunos não apenas aprenderam a língua portuguesa, mas também tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, ampliar a construção da identidade e fortalecer sua autonomia intelectual.

Segundo os organizadores, o curso é uma forma de permitir aos migrantes uma vivência mais plena da cidadania, mesmo distantes de suas terras natais. Toledo, uma cidade que já recebeu pessoas de 38 nacionalidades e que atualmente abriga mais de 3.000 migrantes, foi o local ideal para a realização desse projeto.

Para enriquecer ainda mais o evento, diversas apresentações culturais serão realizadas, tendo como protagonistas os próprios imigrantes. Em seguida, o momento mais esperado da cerimônia: a entrega dos certificados aos alunos que alcançaram a frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70%.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real