Foto: Valderi Geovani Müller/Secom

O complexo de Saúde da Grande Pioneiro está, enfim, consolidado. Após reativar o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes (mini-hospital) e colocar em funcionamento a Central de Especialidades Radialista Osvaldo Luiz Ricci, a Farmácia Comunitária, a base do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência (Samu) Maria Aparecida Bertoldo (onde, em breve, terá um heliporto), o governo municipal entregou à comunidade, na manhã desta segunda-feira (21), o Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares Dr. Claudemir Rodrigues Dias, que ficará integrada à Piscina Pública Aldo Bello, onde atividades de hidroginástica poderão ser realizadas em breve.

Foto: Valderi Geovani Müller/Secom

Com área total de 759 metros quadrados, a estrutura, localizada na rua Tomaz de Aquino, conta com sala de cinesioterapia, 4 consultórios, salas de eletro (feminino e masculino), banheiros adaptados com acessibilidade e fraldário, área administrativa, recepção, almoxarifado, depósito de materiais de limpeza (DML), elevador, vestiários e sala de fisioterapia infantil. O investimento total no projeto foi de R$ 1.018.754,62, com parte destes recursos viabilizados pela Associação dos Portadores de Lesão por Esforços Repetitivos (AP-LER).

O presidente da entidade, Anderson Francisco, destaca a importância do Centro de Fisioterapia para o trabalho que a AP-LER realiza. “Trabalhamos sempre na direção de prevenir a ocorrência de lesões por esforços repetitivos, o que nem sempre será possível evitar. Porém, agora a estrutura para o tratamento das pessoas que apresentam ou vierem a apresentar este quadro terá muito mais qualidade. Queremos agradecer o governo municipal pela parceria e nos colocamos à disposição para trabalharmos lado a lado em busca de uma saúde pública ainda melhor”, pontua.

Foto: Valderi Geovani Müller/Secom

A secretária de Saúde, Denise Liell,  falou da alegria em poder colocar em prática algo que já era um sonho de muitos da comunidade toledana. “Aqui e os demais equipamentos do complexo da Grande Pioneiro tornaram-se lugares para colocarmos nossos sonhos em prática e, felizmente, conseguimos realizá-los até o fim desta gestão”, salienta. “Essa entrega é fruto do trabalho de muitas mãos, inclusive do médico que dá nome ao Centro de Fisioterapia. O Dr. Claudemir foi nosso companheiro de batalhas pelos plantões desde 1994, alguém que sempre lutou pelo bem comum, um sanitarista, como ele próprio se definia, um profissional que defendia a saúde pública com todas as suas forças”, recorda.

Homenageado pelo Decreto nº 898/2020, Dr. Claudemir também se notabilizou pelo seu trabalho na medicina esportiva, dedicando parte de sua carreira ao Toledo Esporte Clube. Nascido em 12 de abril de 1952 em Santos, faleceu em Toledo no dia 19 de dezembro de 2019 em virtude de um acidente vascular cerebral (AVC), deixando a esposa Ivoni e cinco filhos – Claudemir Filho, Felipe, Arthur e Alexandre e Rodrigo,

que falou em nome dos familiares e agradeceu a administração pela homenagem prestada. “Este Centro de Fisioterapia simboliza a grande paixão da vida dela, que também é a nossa, a saúde pública. Em nome deste valor, ele vivia de plantão em plantão, sempre disposto a fazer a diferença na vida de cada paciente que atendia. Muitos deles me encontram e falam bem dele de quando sabem que sou filho do Dr. Claudemir. É uma homenagem muito justa”, exclama.

Após o ato de descerramento da placa, os presentes puderam conhecer as novas instalações do Centro de Fisioterapia. Antes, o prefeito Lucio de Marchi destacou o papel de Dr. Claudemir para a saúde de Toledo. “Temos muito orgulho de dar o nome dele ao Centro de Fisioterapia, uma obra focada no desenvolvimento humano, que oferecerá um atendimento diferenciado, sem igual em nossa região. Se antes atendíamos em uma estrutura de 50 metros quadrados, agora são mais de 700”, compara. “Esta obra concretiza a grande marca desta gestão, que é a construção de um complexo de saúde da Grande Pioneiro, o qual faz o patamar de atendimento à população subir consideravelmente”, avalia.

Foto: Valderi Geovani Müller/Secom

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação