Foto: Reprodução

O Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, no Paraná, fechou março com recorde histórico na movimentação, impulsionado por cargas refrigeradas, incluindo carnes, informou a autoridade portuária Portos do Paraná no início da semana.

“Carnes de aves congeladas; madeira; celulose; congelados; papel, cartão e derivados são alguns dos itens que impulsionaram a exportação no mês de referência”, disse a Portos do Paraná em nota.

O Terminal de Contêineres Paranaguá movimentou um total de 95.633 TEUs (unidades de contêineres de 20 pés) importados e exportados em março, incluindo todas as cargas, 24% acima do registrado no mesmo mês de 2020.

O recorde anterior havia sido registrado em novembro de 2020, quando foram movimentados 94.406 TEUs.

No primeiro trimestre, a movimentação total de contêineres no terminal somou 259.966 TEUs, volume 13,7% maior que o mesmo período de 2020. A meta é ultrapassar 1 milhão de TEUs em 2021.

“No comércio internacional temos visto um momento delicado para o segmento. Fatores como falta de contêineres e alta no frete do segmento têm prejudicado. No entanto, aqui estamos na contramão. Estamos crescendo e o volume de cargas conteinerizadas tem aumentado”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, em nota.

Fonte: CarneTec