Foto: Carlos Rodrigues/Decom

Foi em clima de muita festa que a judoca toledana Talita Yukari Uemura Chiao foi recebida no retorno a Toledo, na tarde desta segunda-feira (27). E não é pra menos: a atleta, de 14 anos, conquistou no último fim de semana, o Campeonato Brasileiro Sub-18 em Vitória/ES – categoria 40 kg, vencendo a final contra a cearense Ana Silva, que só foi decidida no golden score e por ippon.

Leia mais em: Aos 14 anos, judoca de Toledo se torna a número 1 do ranking brasileiro e garante vaga no Campeonato Mundial de Judô

Logo após desembarcar no aeroporto de Foz do Iguaçu, ela veio direto para Toledo, onde foi recebida por seus colegas de Associação de Judô Ricardo Santos na sede da academia. Dali, saíram por carreata por algumas das principais vias da cidade até chegarem ao Paço Municipal Alcides Donin, onde foram recebidos pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

Foto: Carlos Rodrigues/Decom

Neste trajeto, Talita e seu pai, o sensei Chiao, fizeram em cima da caminhonete da Guarda Municipal. As homenagens não pararam por aí: Ademar entregou à judoca um bottom com a logomarca alusiva ao aniversário de 70 anos de Toledo. “Você deu um passo muito importante para sua carreira. A partir de agora, outros atletas, sobretudo crianças e adolescentes, vão querer treinar mais ainda para chegar ao patamar que você atingiu. Sua conquista vai muito além desta medalha que você acabou de conquistar”, pontua o vice-prefeito.

Foto: Carlos Rodrigues/Decom

A ida de Talita a Vitória só foi possível graças à grande mobilização capitaneada pela Associação de Pais e Amigos do Judô para angariar os recursos necessários para a viagem à capital capixaba. Com esse título, a atleta passa a ocupar o primeiro lugar no ranking nacional da categoria, colocando-a em situação de vantagem na disputa pela vaga destinada ao Brasil no campeonato mundial. 

Antes disso, ela deve receber, nos próximos dias, convite da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para participar do circuito europeu da modalidade.

Leia também: Aos 14 anos, judoca de Toledo se torna a número 1 do ranking brasileiro e garante vaga no Campeonato Mundial de Judô

Fonte: Decom/Pref. de Toledo