Talita Yukari Uemura Chiao se torna pela Confederação Brasileira de Judô a número 1 do ranking nacional de sua categoria. Foto: Divulgação

Por Fernando Braga

Com muitos talentos no esporte, Toledo se destaca em várias modalidades e acaba de obter uma grande conquista com a judoca Talita Yukari Uemura Chiao. Com apenas 14 anos, ela se tornou campeã brasileira de judô neste sábado (25).

O Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18 foi realizado em Vitória (ES), onde Talita representou Toledo e a Associação de Judô Ricardo Santos. Desde cedo praticando o esporte, ela conta com o incentivo e a preparação de seu pai, o Sensei Chiao.

Quando ela conquistou uma vaga para o Campeonato Brasileiro, houve uma grande mobilização em Toledo para angariar os recursos necessários para a viagem. Muito feliz com o resultado, o Sensei Ricardo Santos faz questão de agradecer a todos que colaboraram através das ações da Associação de Pais e Amigos do Judô para que a atleta conseguisse fazer a viagem.

Para o presidente da Associação, esse é um momento único do judô de Toledo voltado ao cenário nacional. “Nesta categoria, começa agora uma nova fase, com a abertura de oportunidades para o novo ciclo nacional”, comenta Ricardo.

Sensei Chiao e a filha Talita no evento esportivo realizado em Vitória. Foto: Divulgação

Para o Sensei Chiao, que acompanhou a filha no evento esportivo, esse foi um grande sonho realizado. Com a vitória por ippon, que lhe rendeu o título de campeã nacional pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Talita Yukari Uemura Chiao conseguiu outro grande feito: ela passa agora a ocupar o primeiro lugar no ranking brasileiro de sua categoria.

Entre os próximos desafios da atleta, estão competições internacionais. Com a conquista deste sábado, ela carimbou o passaporte para representar o Brasil no Mundial de Judô que deve ser realizado esse ano no Cazaquistão.

A CBJ ainda deve confirmar se Talita também participará do Circuito Europeu deste ano. Enquanto isso, a atleta da Associação de Judô Ricardo Santos irá treinar com foco no Campeonato Mundial.

Talita é campeã brasileira de judô. Foto: Divulgação