Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campanha Legal “Vire amigo do leão” destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoas idosas de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O prazo para participar da Campanha Legal 2025 segue até dia 30 de dezembro

O prazo final para participar da Campanha Legal 2025 “Vire amigo do Leão” segue até o dia 30 de dezembro. A campanha tem objetivo de incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e pessoas jurídicas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI). Assim, de forma legal, segura e sem custo adicional, auxilia a apoiar e fortalecer entidades que atuam na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes e de pessoas idosas no município de Toledo.

A destinação de parte do Imposto de Renda devido configura uma importante forma de participação cidadã. Para pessoa física, o limite de destinação é de até 6%, sendo até 3% para cada tipo de fundo. Já para pessoa jurídica (CNPJ), o percentual permitido é de 1%. “A partir das destinações ao FMDCA é realizado Chamamento Público às Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que compõem a Rede Municipal de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente. As organizações apresentam propostas com a finalidade de executar projetos voltados à política de promoção, proteção, garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente a serem cofinanciados com os recursos. Pessoas físicas podem destinar 3% para o FMDCA e pessoas jurídicas podem destinar até 1% do Imposto de Renda. Essa destinação não gera custo adicional ao contribuinte, pois é parte do imposto que já seria destinado à União”, conta a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Kaira Sikora.

A diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Cristina Becker, também comentou sobre a campanha: “muitas pessoas não sabem, mas nós podemos destinar uma parte do nosso imposto de renda. Quando nós escolhemos destinar, por exemplo, para o fundo do idoso, você está garantindo que aquele dinheiro vai ser usado em projetos de acolhimento, saúde, da terceira idade. Não custa nada a mais. Esse recurso vai direto para ações práticas, como centros de convivência, proteção de direitos humanos e, no fim, é uma forma da gente cuidar do nosso presente, do nosso futuro e garantir um envelhecimento digno para todos. Vale muito a pena conferir isso na hora de declarar”, elucidou Cristina.

Anos anteriores:

Em 2025, por meio do Edital de Chamamento Público nº 002/2025, foi realizado o repasse de R$ 2.076.999,19, referente à Campanha Legal 2024, às Organizações da Sociedade Civil contempladas, sendo elas: Ação Social São Vicente de Paulo; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (APAE); Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP); Centro Assistencial da Diocese de Toledo (Casa de Maria); Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Mass Lions e Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2800 – 16/12/2025

Cotações em tempo real