Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campanha contra o Influenza será intensificada com vacinação no sábado (17)

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Nove unidades de saúde, distribuídas em várias regiões de Toledo, vão abrir as portas neste sábado (17) com o objetivo de intensificar os trabalhos da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, vírus causador da gripe. Das 8 às 17 horas serão aplicadas doses distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que previnem contra os três tipos mais comuns e agressivos desta doença que circulam em nosso país, os causados pelo Influenza “A” (H1N1 e H3N2), “B” e os sazonais.

Gestantes em qualquer período, puérperas (mães de bebês nascidos há até 45 dias), indígenas, trabalhadores da saúde compõem o grupo prioritário da primeira etapa da campanha e podem, levando os documentos exigidos (veja lista no fim da matéria), se dirigir às unidades dos bairros São Francisco, Alto Panorama, Maracanã, Europa, Centro, Porto Alegre, Industrial, Coopagro e Pancera. Os pais de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias também devem levá-las para que sejam imunizadas. 

A secretária municipal de Saúde, Gabriela Kucharski, comenta que, ao contrário de anos anteriores, quando a imunização começava pelas pessoas mais idosas, houve uma inversão na ordem de prioridade da campanha. “Optou-se fazer assim pois é necessário um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 e a vacina da gripe, então optou-se por fazer primeiro nos grupos que não estão recebendo dose da vacina da Covid-19 e, após então, dos idosos acima de 60 anos”, explica.

Gabriela também chama a atenção para o baixo risco da vacina para a saúde das pessoas. “Não existe contraindicação. Como este imunizante é produzido a partir da proteína do ovo, os pacientes que têm alergia comprovada a esta substância, devem conversar antes com seu médico para que sejam orientados sobre a forma de se fazer esta vacinação”, pontua.

Documentação necessária

Crianças – Cartão de vacinas e documento pessoal.

Gestantes – Cartão de vacinas e/ou cartão de pré-natal e documento pessoal.

Puérperas – Cartão de vacinas, cartão de pré-natal ou outro documento que comprove a data do parto e documento pessoal.

Povos indígenas – Cartão de vacinas e documento pessoal.

Trabalhadores da saúde – Cartão de vacinas, declaração do local de trabalho, crachá e/ou carteira de trabalho e documento pessoal.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real