Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara retoma sessões com homenagem a pastor e outros falecidos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Câmara de Toledo realizou minuto de silêncio na sessão de segunda-feira, dia 2 de agosto, pelos falecimentos do pastor Íris Goulart Seixas, Bolívar Bragagnollo, Dorvílio Frachini, Elza Pires Bertoldo e Cleusa Araújo, além de Amélio Dezem.

Ao abrir o espaço para as homenagens, o presidente Leoclides Bisognin lembrou a passagem de Íris Goulart Seixas e a homenagem que a Câmara de Toledo lhe fez com a Cidadania Honorária em 2004. O parlamentar também registrou o falecimento e destacou a atuação empresarial e na vitivinicultura de Amélio Dezem com implantação de vinícola em Toledo.

O pastor Íris Goulart Seixas foi homenageado com a cidadania honorária de Toledo em 2004 e faleceu domingo, dia 1° de agosto, em Curitiba, onde residia atualmente, aos 83 anos. Ele atuou por 14 anos em Toledo, até 1988, tendo sido pastor presidente da Assembleia de Deus em Toledo nos  anos de 1983 a 1998. Foi professor na Unioeste e professor de química no Premen na década de 90. Atuou ativamente na área social de Toledo, sendo um dos fundadores do que se tornaria o Conselho da Criança e do Adolescente. Na área educacional, foi professor em vários colégios, entre eles o Premen e Colégio Attílio Fontana, nas disciplinas de física, química, história e ciências, e na Unioeste. Integrou o Exército Brasileiro a partir de 1957, chegando ao posto de sargento, pedindo ingresso na reserva no ano de 1971, quando passou a dedicar-se integralmente ao ministério pastoral na Igreja Assembleia de Deus.

Nos últimos tempos enfrentava complicações nos rins, motivando realização de hemodiálise. O corpo foi velado na Capela Cemitério Parque Iguaçu, sendo sepultado no Parque Iguaçu, em Curitiba.

O vereador Beto Scain solicitou homenagem a Bolívar Bragagnollo, ministro da capela Santa Terezinha e Paróquia Menino Deus por muitos anos. O vereador Chumbinho Silva também lamentou a perda, destacando que Bolívar foi fundador, com Orildo Scain, da Capela Santa Terezinha, sempre ajudando e chamando os paroquianos.

O vereador Valtencir Careca registrou o falecimento de Dorvílio Frachini, sogro de sua irmã, que faleceu no sábado.

Já o vereador Elton Welter, registrou a morte de Elza Pires Bertoldo, que atuou por vários anos como ministra da igreja da comunidade da Vila Pioneiro.

O vereador Gabriel Baierle registrou a morte de Cleusa Araújo, destacando que ela foi “uma das melhores cozinheiras que Toledo já teve”.

O vereador Valdomiro Bozó lamentou o falecimento de Jorge Luiz Pozzobom, destacando ter sido ele um amigo e parceiro. O vereador registrou como causa “este vírus maldito, que levou nosso amigo e parceiro”.

Jozimar Polasso, por sua vez, comentou o falecimento de Cleusa Araújo, apontando ter sido ela uma grande pessoa, a qual conheceu ainda criança na Vila Paulista, estendendo condolências à sua família.

Fonte: Decom/CMT

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real