Foto: Decom/CMT

A Câmara de Toledo realizou minuto de silêncio na sessão de segunda-feira, dia 2 de agosto, pelos falecimentos do pastor Íris Goulart Seixas, Bolívar Bragagnollo, Dorvílio Frachini, Elza Pires Bertoldo e Cleusa Araújo, além de Amélio Dezem.

Ao abrir o espaço para as homenagens, o presidente Leoclides Bisognin lembrou a passagem de Íris Goulart Seixas e a homenagem que a Câmara de Toledo lhe fez com a Cidadania Honorária em 2004. O parlamentar também registrou o falecimento e destacou a atuação empresarial e na vitivinicultura de Amélio Dezem com implantação de vinícola em Toledo.

O pastor Íris Goulart Seixas foi homenageado com a cidadania honorária de Toledo em 2004 e faleceu domingo, dia 1° de agosto, em Curitiba, onde residia atualmente, aos 83 anos. Ele atuou por 14 anos em Toledo, até 1988, tendo sido pastor presidente da Assembleia de Deus em Toledo nos  anos de 1983 a 1998. Foi professor na Unioeste e professor de química no Premen na década de 90. Atuou ativamente na área social de Toledo, sendo um dos fundadores do que se tornaria o Conselho da Criança e do Adolescente. Na área educacional, foi professor em vários colégios, entre eles o Premen e Colégio Attílio Fontana, nas disciplinas de física, química, história e ciências, e na Unioeste. Integrou o Exército Brasileiro a partir de 1957, chegando ao posto de sargento, pedindo ingresso na reserva no ano de 1971, quando passou a dedicar-se integralmente ao ministério pastoral na Igreja Assembleia de Deus.

Nos últimos tempos enfrentava complicações nos rins, motivando realização de hemodiálise. O corpo foi velado na Capela Cemitério Parque Iguaçu, sendo sepultado no Parque Iguaçu, em Curitiba.

O vereador Beto Scain solicitou homenagem a Bolívar Bragagnollo, ministro da capela Santa Terezinha e Paróquia Menino Deus por muitos anos. O vereador Chumbinho Silva também lamentou a perda, destacando que Bolívar foi fundador, com Orildo Scain, da Capela Santa Terezinha, sempre ajudando e chamando os paroquianos.

O vereador Valtencir Careca registrou o falecimento de Dorvílio Frachini, sogro de sua irmã, que faleceu no sábado.

Já o vereador Elton Welter, registrou a morte de Elza Pires Bertoldo, que atuou por vários anos como ministra da igreja da comunidade da Vila Pioneiro.

O vereador Gabriel Baierle registrou a morte de Cleusa Araújo, destacando que ela foi “uma das melhores cozinheiras que Toledo já teve”.

O vereador Valdomiro Bozó lamentou o falecimento de Jorge Luiz Pozzobom, destacando ter sido ele um amigo e parceiro. O vereador registrou como causa “este vírus maldito, que levou nosso amigo e parceiro”.

Jozimar Polasso, por sua vez, comentou o falecimento de Cleusa Araújo, apontando ter sido ela uma grande pessoa, a qual conheceu ainda criança na Vila Paulista, estendendo condolências à sua família.

Fonte: Decom/CMT