A Câmara de Vereadores aprovou, em dois turnos, a inclusão da Semana do Agricultor no Calendário de Eventos do Município de Toledo. A proposta foi defendida em audiência pública pelo secretário de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, pelo presidente do Sindicato Rural Patronal, Nelson Gafuri, e demais lideranças do agronegócio, bem como dos próprios integrantes do legislativo. Com a aprovação, anualmente serão desenvolvidas atividades que visam enaltecer a presença do homem e da mulher no campo no desenvolvimento econômico de Toledo.
A iniciativa é do Poder Executivo e estabelece a comemoração anual na semana que compreender o dia 28 de julho, data em que se celebra o Dia Nacional do Agricultor. A organização da “Semana do Agricultor” passa a ser de responsabilidade da Secretaria da Agricultura e Proteína Animal, com a colaboração de outras secretarias, entidades de classe, tais como o Sindicato Rural de Toledo, cooperativas, associações, universidades e instituições afins.
A Semana do Agricultor prevê ações, em parceria, que poderão ser palestras, oficinas e cursos voltados à capacitação e à atualização técnica dos produtores rurais, bem como a realização de feiras, exposições e mostras de produtos e serviços da agricultura. Além disso, a lei estabelece que a Semana poderá ser comemorada por meio de visitas técnicas e eventos de demonstração de boas práticas no campo, além de atividades culturais e educativas que resgatem a história e a identidade rural do Município.
Para marcar a data, todos os anos serão prestadas homenagens a agricultores e agricultoras que se destacam em suas atividades.
Com isso, o Município reconhece e valoriza o trabalho do agricultor e sua contribuição essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Toledo.
Antes da votação de aprovação, o projeto passou por análise das comissões permanentes da Câmara, como a Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Finanças e Orçamento, e Comissão de Cultura, Educação e Desporto.
Fonte: SRT