Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Banco de Sangue de Toledo está com a agenda cheia neste mês

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Os estoques de sangue das 22 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) diminuem nos feriados, principalmente agora do feriado de carnaval, sendo que nestes períodos a demanda de 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Estado aumenta, especialmente em função da alta no número de traumas.  

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue em Toledo (Banco de Sangue), localizada no Jardim Coopagro, tem capacidade de realizar em média 500 coletas no mês, porém para este feriado de carnaval está com um bom problema, de acordo com chefe da Unidade, Vania Frigotto, a agenda está cheia, “estamos abrindo espaço somente para o final do mês de fevereiro. Então, se alguém tentar agendar nestas três próximas semanas não conseguirá, pois não temos mais dias com vagas disponíveis”.

Ela ressalta que neste momento a Unidade está com baixa na tipagem O-. “Mas nossas captadoras estão tentando adequar os agendamentos dessa tipagem, tendo em vista que praticamente não temos horários”.

Desde 2023, o profissional que realizava o atendimento no Banco de Sangue se aposentou. A falta de médico afeta na coleta de sangue e não existe previsão imediata para a solução desse problema. Apesar da realização da coleta estar comprometida, o estoque e a demanda de sangue não estão prejudicados. “Conseguimos ampliar em mais um dia com o médico cedido pelo Consórcio (Ciscopar), então, hoje, temos coletas nas terças, quintas e sextas. A direção da 20ª Regional de Saúde está em tratativas na busca de conseguir contemplar os demais dias. Pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) será necessário aguardar novo concurso público, então estamos tentando medidas alternativas”, informa Vania Frigotto.

Vania Frigotto. Foto: arquivo/Banco de Sangue

Ela disse que com a falta de médico para coleta, o Banco de Sangue não atenderá nos dias 12 e 13, e no dia 14, o atendimento será a partir das 14h, conforme decreto estadual, mas, sem coletas.

QUEM PODE DOAR – Para doar é preciso ter entre 16 a 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.

HEMEPAR – É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

Para agendar a doação de sangue é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doação ou pelo WhatsApp: (45) 98821-3171.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real