Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aumento do número de casos de dengue motiva ações na sede e interior

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O último boletim epidemiológico emitido pelo Setor de Controle e Combate às Endemias em Toledo mais que triplicou o número de casos. De acordo com os dados, Toledo saltou de 17 casos (14 autóctones e 3 importados), conforme boletim de março, para 53 (48 autóctones e 5 importados), até o encerramento da primeira quinzena de maio. Ao todo foram 479 notificações. Os números foram apresentados nesta terça-feira (18).

O bairro com maior número de casos registrados é o Santa Clara IV, com onze confirmados, seguido pelo Centro e o distrito de Dois Irmãos, com seis. “Temos realizado constantemente vistorias nos imóveis e orientando a população. Infelizmente, nem todos têm se conscientizado da importância do cuidado com a Dengue e as outras doenças transmitidas pelo aedes aegypti”, destaca a coordenadora de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig. 

Lilian reforçou ainda a necessidade das pessoas intensificarem os cuidados. “Apesar de agora estarmos num período mais frio e seco, onde temos menos proliferação do mosquito, é preciso manter os quintais limpos e livres de recipientes que acumulem água”. A coordenadora ainda reforça que entre 10 e 15 minutos semanais é suficiente para vistoriar o quintal. “Tire 10 minutinhos do seu dia para fazer uma varredura no terreno, recolher qualquer criadouro e evitar, com isso, o acúmulo de água. Com isso, seremos eficientes no combate à dengue e demais doenças”, conclui.

Ações pontuais

Além da fiscalização dos terrenos e orientação aos moradores, as localidades que apresentam maior índice de incidência no último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LiraA), como o Tancredo Neves com 6,25%, ou número de casos confirmados, e Dois Irmãos, com seis, tem recebido ações pontuais, como o Ecoponto Itinerante. 

No sábado (08), no Tancredo Neves foram recolhidas aproximadamente 30 toneladas e nesta terça-feira (18) a comunidade Dois Irmãos recebeu o mutirão de limpeza, coordenado pelas Secretarias de Saúde e do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS). “No distrito, a maior preocupação era com as cisternas, então além do recolhimento dos resíduos volumosos, os agentes de controle e combate às endemias realizaram a orientação sobre os cuidados com estes equipamentos e outros pontos que representam possíveis criadouros”, comenta Lilian. 

Ecoponto Itinerante

O Ecoponto Itinerante é uma ação que foi retomada neste ano e já foram realizadas três edições neste ano: Jardim Independência, Tancredo Neves e Dois Irmãos. “É um trabalho intersetorial e servidores das mais diversas pastas participam, em especial coordenadores, diretores e secretários municipais. Este trabalho atende sempre bairros mais suscetíveis a problemas, como a dengue por exemplo”, explicou o prefeito Beto Lunitti. 

Para o secretário da SMDAS Maicon Stuani, o projeto está sendo retomado aos poucos. “O Ecoponto Itinerante circulará por todas as regiões do município, conforme a demanda”. Neste ano já tivemos três ações com aproximadamente 50 toneladas de resíduos recolhidas”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real