O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres no mundo todo. Se for descoberto no início, um em cada três casos pode ser curado. Desde 2011, a campanha Outubro Rosa, lei de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), é dedicada à conscientização sobre a necessidade do autoexame, diagnóstico precoce e tratamento.

A abertura oficial da campanha Outubro Rosa 2023 acontece no Grande Expediente da sessão plenária do dia 02 de outubro, com a presença da médica oncologista clínica, chefe da residência de oncologia clínica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, a Dra. Maria Cristina Figueroa Magalhães.

No mesmo dia, às 9 horas, uma Audiência Pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) irá discutir os avanços no tratamento do câncer de mama. O encontro terá a participação do médico oncologista de Porto Alegre e presidente do Instituto Intes, Dr. Alexei Peter dos Santos, da médica oncologista clínica, chefe da residência de oncologia clínica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Maria Cristina Figueiroa, da procuradora-chefe da Procuradoria de Saúde do Paraná e vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB-PR, Camila Kochanowski Simão e  Adriane da Silva Jorge Carvalho do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba (COSEMS).

No período da tarde, no Salão Nobre, em parceria com o Sesc/Senac, acontece o “Espaço Bem Estar”, com acolhimento de pacientes com câncer de mama, roda de conversas e apresentações culturais. E durante o dia todo, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, serão disponibilizados exames gratuitos Papanicolau, preventivos de câncer de colo de útero, no Serviço Médico da Casa.

“Outubro Rosa abrange a saúde integral da mulher.  Queremos sensibilizar sobre os cuidados não apenas em relação ao câncer de mama, mas também o câncer de colo de útero, de ovários, a endometriose e outras doenças ginecológicas e sexualmente transmissíveis. A lei também prevê a elaboração de políticas públicas para o acompanhamento pré e pós trauma. Cuidar da mulher é cuidar de quem cuida da família toda”, alerta a deputada, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Alep