Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assistência Social abriga moradores em situação de rua no Certi Pioneiro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A massa de ar polar que está sobre o Centro-Sul do Brasil fez as temperaturas despencarem e a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) foi a campo para oferecer acolhimento à população em situação de rua de Toledo. A medida, de caráter emergencial, foi iniciada no fim da tarde dessa quinta-feira (13) e as pessoas que aceitaram o convite para serem encaminhadas ao alojamento provisório montado nas instalações do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Doutor Wilson Carlos Kuhn, na Grande Pioneiro, tiveram acesso a dormitório, local para higienização, alimentação e roupas. 

O trabalho, acompanhado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas II), é realizado por equipe especializada em Abordagem Social, foi iniciado em abril, com a entrega de 60 cobertores para a população em situação de rua – ação que contou com o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Outras secretarias também dão suporte: de Saúde, de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, de Esportes e Lazer e do Meio Ambiente, que, por meio da Coordenação de Defesa e Proteção Animal de Toledo, cedeu casinhas e ração para os animais de estimação das pessoas acolhidas.

Esta mobilização voltará a ser realizada nesta sexta-feira (14) e permanecerá sempre que as temperaturas mínimas forem igual ou inferior a 6ºC. Na primeira noite, dez pessoas foram acolhidas, mas há condições de o Certi Pioneiro abrigar até 20. “Esta é a nossa capacidade para atendimento imediato. Porém, se a demanda passar disso, temos condições de ampliar”, assegura a diretora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SMAS, Marília Borges Leite. 

A diretora observa que o alojamento no Certi Pioneiro é diferente de outros tipos de acolhimento promovidos pela Assistência Social. “Temos 58 pessoas em situação de rua cadastradas pela Assistência Social e realizamos um acompanhamento contínuo em que estamos atentos às demandas deste público. O que estamos fazendo nestas noites de frio intenso é uma ação de caráter emergencial, na qual a mobilização só ocorre em determinadas situações. Na Casa de Passagem, porém, existe um acolhimento institucional, onde oferecemos um atendimento mais amplo, com serviços que visam restabelecer a dignidade das pessoas abrigadas”, compara Marília.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real