Em estado de graça. O sector do comércio eletrónico em Espanha continuou a crescer a um ritmo recorde no ano passado. De acordo com o último relatório publicado pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC), as empresas digitais atingiram um volume de negócios de dezoito mil milhões de euros no segundo trimestre, um aumento de 33 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Embora com ligeiras nuances, esta tem sido a tendência ao longo de 2022. Isso também se reflete no Relatório Europeu de Comércio Eletrónico que acaba de sair, onde os resultados apontam para uma recuperação de dezassete por cento nas vendas online e um fluxo de receitas que ultrapassa os sessenta por cento. cinco mil milhões de euros. Perante estes números, não é de admirar que, em apenas quatro anos, a quota do comércio eletrónico tenha passado de 2,6% do produto interno bruto (PIB) para 4,6%.

Relativamente a 2023, as primeiras estimativas são igualmente animadoras. De acordo com a Webloyalty, uma empresa de marketing em linha, os estudos revelam um aumento de 20% das vendas digitais para este ano, o que, por sua vez, conduzirá a um aumento de 10% das encomendas em linha. Com um tal avanço inicial, a questão que se coloca ao comércio eletrónico é incontornável: quais os desafios que o sector enfrenta a curto e médio prazo? Eis os mais importantes.

O panorama do comércio eletrónico em Espanha em 2023 tem sido moldado por uma série de desafios, desde a adaptação aos novos comportamentos dos consumidores até à navegação nas complexidades das regulamentações internacionais. Apesar destes obstáculos, o sector tem registado um crescimento significativo, com soluções inovadoras a impulsionar a economia digital. Esta evolução reflecte tendências mais amplas em toda a Península Ibérica, incluindo a ascensão dos CasinoPortugalOnline, o que evidencia uma mudança para padrões de consumo mais digitais. Saiba mais sobre a forma como o sector do comércio eletrónico em Espanha está a ultrapassar os obstáculos e o que o futuro reserva para o retalho online e os serviços digitais.

Ação contra o inesperado

Em consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o curso das economias mundiais está a ser constantemente afetado pela inflação. O rápido aumento dos preços da energia causou ansiedade entre os consumidores, que se encontram numa situação que pode levar a compras maciças de alimentos a qualquer momento.

Perante estas circunstâncias, as empresas de comércio eletrónico que escolhem a previsão como fórmula para aumentar a competitividade terão de garantir que estão bem abastecidas. A ideia é fazer face a eventuais desequilíbrios de mercado que possam surgir entre a oferta e a procura. Atualmente, o Banco de Espanha apresenta uma previsão para 2023 em que o crescimento global dos preços se manterá em cerca de cinco por cento.

Gateways de pagamento seguros

Outro aspeto a que as empresas electrónicas devem prestar especial atenção são os métodos de pagamento. Num segmento em que é habitual oferecer aos consumidores um vasto leque de opções no momento de pagar uma compra, é importante destacar-se da restante concorrência. Nesse sentido, costuma ser uma decisão acertada investir em cibersegurança, sempre com a ideia de maximizar a proteção das informações financeiras dos clientes.

Para dar esse passo, as empresas de comércio eletrónico tendem a copiar o modelo informático das instituições bancárias e das plataformas de jogo, que são excelentes referências em termos de segurança. Sem ir mais longe, os neobancos incorporam o software de encriptação de dados mais avançado que existe: o certificado TLS (Transport level security). Trata-se de uma ferramenta responsável por ocultar os números de conta e as palavras-passe que são transmitidos de um sítio Web para um servidor, impedindo assim o acesso dos piratas informáticos. As empresas em linha estão a tomar nota para o aplicar aos seus gateways de pagamento.

A indústria dos jogos é outro espaço virtual que merece atenção, pois conseguiu especializar-se no controlo de todas as transacções económicas registadas nas suas plataformas. Não é por acaso que o casinos que aceitam Multibanco com é um bom exemplo disso, uma vez que o rastreio do dinheiro dos jogadores é contínuo, o que ajuda a evitar fraudes e movimentos não autorizados. Sem dúvida, mais um recurso útil para as gateways de pagamento do comércio eletrónico.

A linha ténue das devoluções

A maioria das lojas digitais normalizou a ideia de que é importante assumir o custo das devoluções para fidelizar os clientes. E, de facto, esta política é geralmente benéfica para as grandes empresas cujas margens de lucro são suficientemente grandes para lhes permitir fazer este tipo de manobra. No entanto, para os vendedores mais modestos, os ganhos tendem a traduzir-se em perdas a longo prazo. Um estudo realizado pela empresa de marketing digital KPMG revela que trinta por cento dos produtos comprados em linha são devolvidos.

Obviamente, as empresas estão a tentar encontrar uma forma de atenuar este impacto, pelo que muitas delas já estão a decidir apoiar a logística de devolução gratuita apenas se o preço de compra exceder determinados montantes. Seja como for, os procedimentos de reembolso devem ser sempre fáceis para os clientes, pois, caso contrário, é mais do que provável que estes acabem por escolher outras lojas que vendam o mesmo produto.