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App 190 PR: tecnologia transformou o acionamento da Polícia Militar no Paraná

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Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O acionamento de emergência da Polícia Militar no Paraná (PMPR) passou por uma profunda transformação digital nos últimos anos. E o protagonista dessa mudança é o aplicativo 190 PR. Lançado em 2018, o app se consolidou como um dos principais canais de comunicação com a PMPR, revelando-se uma ferramenta eficiente, acessível e transparente. Uma análise de dados do Sistema Emergência Paraná mostra o crescimento e o impacto do aplicativo no dia a dia da segurança pública no Estado.

A ferramenta tornou-se um verdadeiro portal digital para o cidadão, atendendo desde o incômodo do som alto do vizinho ou violência doméstica. Desde o seu lançamento, o aplicativo já processou um total de 412.277 atendimentos. O crescimento na adoção é notável: de apenas 1.100 registros em seu ano de lançamento, o número saltou para 93.155 em 2024. A tendência de alta continua em 2025, que já acumula 51.254 chamados até o início de julho, indicando que o ano pode registrar um novo recorde de utilização.

“O aplicativo 190 PR é mais do que uma inovação tecnológica. Ele coloca o cidadão como o verdadeiro protagonista da segurança, oferecendo uma ferramenta que não apenas agiliza nosso atendimento, mas que também acolhe, protege e inclui”, afirma comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. “Com a ferramenta, estamos entregando não só uma resposta mais rápida, mas construindo uma relação de confiança e transparência com cada paranaense”.  

A principal razão para o acionamento do 190 PR é a perturbação do trabalho ou sossego, com 332.489 registros ao longo do tempo. O dado revela que o aplicativo se tornou um importante canal para que os paranaenses resolvam conflitos de vizinhança de forma discreta.

A versatilidade da ferramenta se mostra em outros atendimentos cruciais, como sinistros de trânsito (12.572) e outras ocorrências diversas (36.603). Durante a crise sanitária, o fluxo de ocorrências para Covid-19 (17.321) também se destacou. Em casos de violência doméstica, já foram registradas 9.127 ocorrências, muitas delas ligadas ao “Botão do Pânico Virtual”. Além disso, um módulo específico para segurança escolar já soma 2.391 atendimentos.

Todas as ocorrências recebidas pelo aplicativo, assim como no atendimento telefônico via 190, são triadas com base em critérios técnicos de prioridade e gravidade, garantindo que a resposta da Polícia Militar seja sempre direcionada às situações mais urgentes. Em Curitiba há a maior concentração de atendimentos, com 178.227 registros, seguida por Colombo (22.696) e São José dos Pinhais (11.274).

TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA  Ao abrir um chamado, o app utiliza o GPS do celular para enviar a localização exata, agilizando o envio da viatura mais próxima. O grande diferencial é a transparência total no processo, onde o cidadão pode acompanhar a situação de sua solicitação em tempo real e manter comunicação direta com o policial responsável pelo atendimento via chat integrado, o que também reduz a ansiedade da espera.

A segurança do serviço é outra prioridade. A checagem dos dados cadastrais é realizada pela central de segurança do governo do Paraná. Casos de trote são raros e, quando ocorrem, os responsáveis são identificados via cadastro no Governo Digital e encaminhados à Polícia Civil para responder por falsa comunicação de crime, conforme prevê a legislação.

Além disso, o aplicativo foi desenvolvido com um forte foco na inclusão social. Sua interface acessível, dinâmica e de fácil navegação permite que pessoas com deficiência auditiva ou verbal (surdos e mudos) possam acionar a Polícia Militar com total autonomia e eficácia, utilizando a comunicação escrita no chat. Para aprimorar ainda mais essa interação, ao instalar o aplicativo, o usuário pode sinalizar que necessita de atendimento especializado em Libras.

O sucesso e a praticidade do app 190 PR fizeram com que a iniciativa fosse sucesso até mesmo fora do estado. A ferramenta está sendo utilizada como um case de sucesso pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Mato Grosso do Sul (PMMS), que atualmente desenvolve sua própria versão da plataforma baseada na experiência bem-sucedida do Paraná.

COMO BAIXAR  O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS). Após a instalação, um breve cadastro é necessário para garantir a segurança e a veracidade dos chamados. Para o funcionamento correto, o app requer acesso à internet (dados móveis ou Wi-Fi). Embora seja possível gerar uma ocorrência sem o GPS ativo, a ativação da localização é fortemente recomendada, pois agiliza todo o processo e auxilia a equipe a encontrar o local da ocorrência com máxima precisão.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

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Edição nº2786 – 24/06/2025

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