Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apoio ao associado: “Estamos entre os melhores sindicatos rurais patronais do Paraná”

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, o vice-presidente Edenilson Copini, e o tesoureiro Reginaldo Gongoleski, participaram de um curso de capacitação chamado “Líder S” no Sistema Faep/Senar-PR, em Curitiba. A capacitação está inserida no Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS). Além de membros da Diretoria de sindicatos, os colaboradores que estão à frente dos trabalhos de atendimento aos produtores rurais participam de capacitação específica chamada de “Gestor S” e “Mobilizador S”.

Juntamente com demais representantes do agronegócio paranaense, os diretores do Sindicato Rural de Toledo integraram um grupo que se dedicou a levantar um diagnóstico das demandas e prioridades dos produtores rurais nas diferentes regiões do Estado. A capacitação ofereceu instrumentos para compreender os desafios e competências da liderança sindical na representação do setor produtivo diante do atual cenário político e econômico. Na ocasião, ficou muito clara a sinergia entre os sindicatos e o Sistema Faep/Senar-PR.

Conforme Gafuri, de um modo geral, os Sindicatos Rurais Patronais – que são as instituições representativas da classe empregadora rural – enfrentam desafios comuns de todo o segmento produtivo, assim como situações pontuais, conforme a realidade de cada região. Por isso, deve ser fortalecida a interação entre os sindicatos e o Sistema.

ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA

Toledo ganha destaque neste cenário devido sua organização ao longo de seus 58 anos de atuação em prol do produtor rural, contados desde a Carta Sindical. Uma organização que tem contribuído com o processo de liderança no setor.

Os pontos positivos, que merecem ser reconhecidos pelos associados, passam desde a estrutura física do Sindicato Rural de Toledo e sua presença na sociedade, até chegar aos serviços prestados.

Membros da Diretoria e produtores rurais convidados, hoje representam o Sindicato Rural de Toledo no Conselho Municipal do Agronegócio, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, assim como na Associação Comercial e no Programa Oeste em Desenvolvimento, que debate questões de desenvolvimento e governança do território Oeste Paranaense.

Foto: divulgação

ESTRUTURA

Por conta do trabalho das Diretorias e suas gestões, hoje o Sindicato Rural de Toledo conta com instalações físicas capazes de acolher o associado, seja para um simples café com leite ou mesmo no debate de temas impactantes na sua atividade, como a ratificação de imóveis e questões de ordem ambiental e jurídicas. O trânsito de máquinas agrícolas foi um tema amplamente debatido pelos produtores dentro do Sindicato Rural, provocando a classe política e sugerindo modificações em resolução específica do Conselho Nacional do Trânsito (Contran).

VANTAGENS AOS PRODUTORES

Para o presidente Nelson Gafuri, essa organização e preparo da entidade é percebida pelos produtores rurais. Basta ver a relação de novos associados que o Sindicato Rural Patronal tem recebido neste ano de 2025. “Os produtores estão vendo que nossos produtos e serviços oferecem vantagens para quem é associado”, salienta.

Ele informa que o Sindicato Rural Patronal oferece orientações sobre a rotina administrativa das propriedades, para que o associado possa fazer corretamente as declarações – como de Imposto de Renda e do ITR -, e orientações para contratos de trabalho com base na convenção coletiva.

“Mas também temos serviços na área ambiental, desde as simples outorgas de uso d’água ao georreferenciamento e Cadastro Ambiental Rural, e ainda planejamento agrícola de custeio e investimento. São serviços que procuramos oferecer com a finalidade de gerar economia no bolso de quem é associado”, comenta Gafuri. Além disso, o Sindicato oferece planos de saúde e outros benefícios que dão sustentabilidade ao funcionamento da entidade representativa da classe empregadora rural. “Estamos entre os melhores sindicatos rurais patronais do Paraná”, garante.

Gafuri salienta que o Sindicato está bem organizado e estruturado para prestar atendimento às demandas dos associados. “Toledo é um desses bons exemplos ao Paraná. Temos equipe preparada para orientar os associados, e produtores em geral, nos produtos e serviços especializados que oferecem vantagens para eles no dia a dia”, comenta Gafuri.

GESTORES E MOBILIZADORES

O Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) inclui capacitação para gestores dos Sindicatos Rurais. O “Gestor S” oferece conteúdos aos colaboradores que estão à frente na administração dos sindicatos. Tatiane Lodi representou o Sindicato Rural de Toledo neste curso presencial em Curitiba que teve como conteúdos as rotinas operacionais, processos estratégicos e o papel do gestor na promoção da eficiência na administração.

Em outro treinamento específico, já realizado em duas etapas, a mobilizadora do Senar-PR, junto ao Sindicato Rural de Toledo, Edivania Silva, participou da capacitação sobre as estratégias e práticas no Sistema Faep/Senar.

Fonte: SRT

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2789 – 08/08/2025

Cotações em tempo real