Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Albergue Noturno Allan Kardec reabre nesta segunda; com recursos próprios, sem ajuda do Município

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

O Albergue Noturno Allan Kardec passou por uma ampla reforma e será reaberto nesta segunda-feira, 17. A entidade funcionará com recursos próprios, sem ajuda do Município de Toledo.  

Segundo o presidente do Grupo Espírita Fraternidade, e diretor do Albergue, Ademir Francisco Bebber, o Alann Kardec sempre teve condições de obter subsídios públicos, porém não há interesse do município em uma parceria com a entidade. “No mês de junho de 2023, tivemos uma reunião com a secretária de Assistência Social (Solange Silva dos Santos Fidelis), perante ao promotor de Justiça, Dr. José Roberto Moreira, do Ministério Público, onde propomos a atender, com apenas 10% do valor gasto com a Casa de Passagem do município, o dobro de pessoas, atendidas por aquela instituição, e a secretária não aceitou. De agora em diante, manteremos o Albergue com recursos próprios, oriundos de promoções e doações espontâneas”, relata.

Solange Fidelis disse que o município já conta com Casa de Passagem governamental, e Toledo não comporta manter duas Casas de Passagens pelo porte do município. “Temos outras prioridades de serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para implantar ou expandir, a exemplo de atendimento a crianças e adolescentes, pessoas idosas e mulheres em situação de violência doméstica. Foi apresentada para o prefeito Beto Lunitti, a solicitação do Grupo Espírita, e o setor Jurídico da prefeitura está estudando se há alguma alternativa possível de repasse, pois a referência para qualquer tipo de repasse de recursos públicos para organizações da sociedade civil é tratada na Lei Federal 13.019 de 2014 e suas alterações”.

Albergue conta atualmente com 750m2. Foto: Gazeta de Toledo

REFORMAS – Ademir Bebber conta que houve dois momentos, nos 29 anos da história do Albergue, em que eles tiveram que interromper as atividades. “Fizemos uma reforma, onde transformamos os alojamentos em quartos, para até quatro pessoas, e desta vez, em que ampliamos em mais 280m2. A estrutura física do Albergue, conta atualmente com 750m2, que compreende um amplo refeitório, cozinha própria, 13 quartos e 10 banheiros. Temos tanques e banheiros externos, exclusivo para moradores de rua, tomar banho e/ou lavar roupas a qualquer hora do dia”. A manutenção do Albergue estará aos cuidados do Grupo Espírita Fraternidade, entidade fundadora e mantenedora do Albergue há 29 anos.

PROJETO – O projeto de ampliação da construção foi dividido em dois pavimentos. O piso superior, área de 130 metros quadrados, será dedicado, exclusivamente, ao atendimento do público feminino, onde haverá espaço para pernoites, refeições, sala de leitura, televisão, ambiente para lavar, secar e passar roupas e ainda uma pequena cozinha com geladeira e micro-ondas para o preparo de mamadeiras e lanches rápidos. Essa estrutura poderá abrigar, de maneira confortável aproximadamente 10 mulheres.

No piso inferior haverá um espaço para armazenar e organizar as roupas provenientes de doação (a entidade promove, em média, a doação de 20 mil peças de roupas por ano) e oficinas para consertos de roupas. Além disso, terá um espaço adequado para a realização de um bazar permanente visando o autossustento da instituição.

Obra em construção. Foto: Ademir Bebber

ATENDIMENTO – Ele menciona que o trabalho do Albergue é amparar as pessoas em situação de abandono ou socorrê-las em situações emergenciais, ajudando-as superar as dificuldades. “Para as pessoas serem atendidas não precisa de nenhum pré-requisito é apenas se dirigir ao Albergue e não estar sob efeito de nenhuma substância entorpecente. No Albergue, as pessoas têm pernoite, alimentação, material de higiene e roupas para uso interno e para uso individual, quando for o caso. O Albergue, hoje, está capacitado para atender 40 pessoas em circunstâncias normais e até 60 pessoas em situações extremas”.

De acordo com o diretor, a ajuda da população é sempre bem-vinda. E disse ainda que não será realizada uma solenidade de reabertura do Allan Kardec. “Penso que quando, não fizemos nada além de nossa simples obrigação, nada temos que comemorar. Faremos um culto do Evangelho rogando a Deus, o entendimento e as forças, para que nunca mais nos permitirmos contemplar a miséria e o abandono de forma indiferente. Após nosso culto, o Albergue ficará à disposição de todos os visitantes, que queiram conhecer nossas dependências. Sim, dependemos da ajuda da comunidade para manter nosso atendimento e, é graças a esta parceria e relação de confiança, que o Albergue existe hoje”, afirma Ademir Francisco Bebber. O Albergue foi fundado no dia 23 de julho de 1994 e se localiza na Rua Uruguai, 577, Jardim Gisela.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real