A Associação de Atletas do Futsal Feminino de Toledo (AFETO) tem como objetivo acreditar que cada criança e jovem tem o poder transformador de realidade, contudo precisa de oportunidade para desenvolver. Por isso, além do desenvolvimento esportivo faz parte da missão da associação o desenvolvimento de atividades de interesse comunitário e caráter social através dos projetos desenvolvidos no local. 

Neste contexto, a Itaipu Binacional repassou recursos de R$ 20 mil que garantirão qualidade nos trabalhos desenvolvidos na associação. Os recursos serão aplicados em aquisição de uniformes, transporte, arbitragem e alimentação. Eventos estaduais na categoria Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 20, Estadual Adulto Série Ouro e Jogos Escola.

A Professora da AFETO, Salete Conceição, afirma que investir na AFETO é investir no sonho de meninas, professores, professoras e famílias que amam o futsal e futebol feminino. “Historicamente considerado uma modalidade “masculina” o esporte é menosprezado e, em grande parte renegado patrocínio, pelo simples fato de ser praticado por meninas e mulheres.  Investir na AFETO é vincular esta renomada empresa Itaipu ao projeto social e esportivo “Brincar e Aprender com AFETO: esporte, recreação e cidadania”, conta. 

Salete salienta que conquistas das equipes que a representam e, consequentemente, com os apoiadores locais e praticantes da atividade esportiva. “Investir na AFETO é oportunizar a ela o desenvolvimento de ações que promovam o potencial transformador das meninas, atletas, professores e famílias que dela fazem parte”.

A AFETO

A AFETO é uma Associação criada em Toledo, no dia 22 de Julho de 2006, a partir da iniciativa de professores, professoras e atletas em prol do desenvolvimento de um projeto social e esportivo, tendo como motivador o futsal feminino. Atende meninas nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulta, da cidade e do interior do município. Tem caráter sócio – educativo e esportivo, sem fins lucrativos. Declarada de utilidade pública municipal (Lei”R” n 96, de 22/09/2006) e estadual (Lei n 19.539, de 07/06/2018).

O projeto Pedagógico da AFETO compõe-se de um programa de trabalho sequenciado e graduado atendendo os objetivos da iniciação pedagógica e esportiva para crianças, adolescentes e jovens. Centra suas atividades em componentes educacionais necessários a formação das crianças como cidadãs, por isso, além da preparação esportiva, o desenvolvimento de atitudes e habilidades cidadãs são pilares do trabalho pedagógico desenvolvido.

Podemos destacar como atitudes imprescindíveis na prática da atividade esportiva constante no projeto: a cooperação, disciplina, autoconfiança, integração, respeito, dedicação, perseverança, confiança, concentração, controle emocional, amizade, entre outras. E habilidades a serem desenvolvidas próprias do futsal através da assimilação dos fundamentos da modalidade, as táticas em situação de jogo e a preparação física.

No trabalho de base com as menores (7 a 12 anos) a presença de elementos recreativos bem como, o respeito ao desenvolvimento psicomotor, lógico e afetivo das meninas caracterize os encaminhamentos metodológicos.

Para a categoria juvenil (13 a 17 anos) as atividades são voltadas para a assimilação e aperfeiçoamento dos fundamentos da modalidade, a definição de táticas e a preparação física voltasse a participação nas competições, sem perder de vista a busca do lazer e qualidade de vida, como mecanismo de cidadania e o desenvolvimento de valores.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo