Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ação do Gaesf leva a prisão em SP de empresário condenado no Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Um empresário condenado por crime contra a ordem tributária e que responde a vários processos no Paraná por sonegação fiscal e outras ilegalidades foi preso na última quinta-feira, 27 de agosto, em São Paulo (SP), a partir de intervenção do Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e a Ilícitos contra a Ordem Tributária (Gaesf). Ele foi detido com apoio do Ministério Público de São Paulo. Estima-se que, só pelo processo a que já foi sentenciado, o criminoso seja responsável pela sonegação de R$ 4.477.040,53.

A prisão atende a condenação no ano passado, já com trânsito em julgado, em denúncia criminal apresentada pelo MPPR em Jandaia do Sul, município do Norte Central paranaense, em 2012. Ele foi sentenciado a 5 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, além de multa, por crimes contra a ordem tributária. A ordem de prisão foi expedida em agosto de 2019, mas até então ele estava foragido. Para dar cumprimento à sentença, o Gaesf iniciou uma investigação para localizar o réu. Foram encontradas então novas empresas registradas em nome de parentes dele, situadas em São Paulo, e identificado um endereço comum. O Ministério Público do Paraná buscou o MP de São Paulo, por meio do Subnúcleo Grande São Paulo ABC do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), para verificar a situação. A partir disso o criminoso foi localizado e preso, com suporte da Polícia Civil de São Paulo.

Mais processos – Há outras quatro ações penais em face do empresário em curso no Paraná, em trâmite nas comarcas de Araucária, Mandaguari e Marilândia do Sul, além de outro processo criminal também em Jandaia do Sul. Muitas dessas ações encontravam-se prejudicadas porque, até então, o réu não tinha paradeiro definido. Conforme relata o MPPR no pedido de apoio ao Gaeco de São Paulo, o requerido “constituiu diversas sociedades empresariais utilizando dados de familiares, de funcionários e de terceiros com vínculos desconhecidos, a fim de lesionar fornecedores e sonegar tributos. No bojo do citado caderno investigatório, apurou-se que o grupo econômico ilicitamente constituído e mantido por […] era composto por 27 pessoas jurídicas”. O valor total em tributos sonegados com essas outras cinco ações chega a R$ 11.913.841,37.

Fonte: Ministério Público do Paraná

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real