O segundo encontro da rede de cultura de Toledo vai falar sobre o Plano Municipal de Cultura

O evento que acontece no próximo dia 15 de maio no Museu Histórico Willy Barth a partir das 19h horas vai dialogar com os segmentos artísticos e culturais da cidade, dando prioridade para conversas sobre o Plano Municipal de Cultura e a sua importância enquanto ferramenta fundamental de elaboração e aperfeiçoamento de diretrizes para a política pública da cultura em nosso município. Serão, inclusive, apresentadas as dificuldades apontadas pelos mapeados em dezembro/2018 enquanto a realização de suas atividades artístico-culturais em Toledo.

Está confirmada a presença da Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Toledo, Silvana Santos, que estará apresentando o que é esse Plano (com caráter decenal) e sua importância para todos que atuam no cenário cultural.

A rede Rizoma Cultural que tem a intensão de realizar encontros mensais para discutir pautas ligadas a cultura e ao trabalho em rede que pode ser feito em Toledo, prevê que a cada mês em um equipamento público diferente seja escolhido como palco dos eventos, de maneira a descentralizar as ações e ocupar os diversos espaços existentes no município. O primeiro encontro mensal da rede aconteceu no mês passado no CEU das Artes e contou com a comunidade local do Jardim América, onde o equipamento público está localizado, além da comunidade cultural do município.

A Rizoma Cultural é fruto do projeto “Fortalecendo Redes Culturais”, que aconteceu em Toledo no final de 2018 e vem sendo apoiada em suas ações pela Secretaria de Cultura de Toledo também. A principal proposta de trabalho da Rizoma é fortalecer os eventos, artistas e agentes culturais da cidade além de levar informação sobre gestão e produção cultural para a sociedade através de palestras e oficinas.

Os organizadores convidam todos os artistas de todas as linguagens, agentes, produtores ou realizadores culturais, estudantes e cidadãos de Toledo interessados em arte e cultura e na colaboração do desenvolvimento da Rizoma, para participar deste segundo encontro encontro. O Museu Histórico Willy Barth está localizado na Rua Guarani, 3843, Vila Becker – Toledo PR, próximo a PUC.

O encontro tem o apoio da Secretario de Cultura de Toledo e para demais informações acessem a página do Facebook @rizomaculturaltoledo ou entrem em contato no E-mail rizomaculturaltoledo@gmail.com

Sobre o projeto Fortalecendo Redes Culturais

Fortalecendo Redes Culturais é um projeto idealizado por pesquisadores do CEBRAP e financiado pelo Fundo de Diversidade Cultural da UNESCO. É pensado tendo os equipamentos CEUs das Artes como centralidade, a intensão é colaborar para o fortalecimento da interlocução dos CEUs com as comunidades culturais locais e, portanto, reforçar sua característica de descentralização e adaptação aos contextos locais. Pensado em duas etapas o projeto em seu primeiro momento trabalha com a formação de agentes culturais para ampliar e qualificar as possibilidades de atuação nas cadeias locais de produção cultural, bem como favorecer uma interlocução mais qualificada entre gestores públicos e atores da sociedade civil. E o segundo conjunto de atividades compreende o mapeamento cultural e o diagnóstico das principais demandas dos grupos e agentes que atuam nas cadeias de produção cultural da cidade. Esse levantamento é realizado em parceria com 5 multiplicadores locais, participantes dos cursos de formação e escolhidos para pesquisar o cenário cultural da cidade durante 30 dias. O projeto tem como apoiadores o Ministério da Cultura, as estruturas locais de política cultural de cada um dos municípios e a própria gestão dos CEUs. O projeto já aconteceu em Embu das Artes /SP, Toledo / PR, está em andamento em Macapá / AP e segue ainda para Serra Talhada / PE.

Em Toledo, o CEU das Artes recebeu os professores Ana Paula do Val e Danilo Oliveira, que realizaram o curso de formação de atores culturais, bem como a oficina de mapeamento e diagnóstico. As atividades que aconteceram de 05 a 14/11/2018, tiveram total apoio da Secretaria de Cultura de Toledo, representada por Odemilson Elias dos Santos, da Coordenadora de Cursos Mara Oliveira e da equipe de gestão do CEU das Artes. Durante os cursos de formação, Lenon Rodrigues – representante do Ministério da Cultura – também esteve presente para acompanhar as atividades no equipamento cultural, que está localizado no Jardim Europa e foi o primeiro CEU das Artes inaugurado no Brasil. Fonte: Assessoria.