A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, celebrou esta semana a defesa de mais uma tese com inserção internacional no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA). A pesquisadora Sandra Mara Pereira D’Arisbo concluiu o doutorado em regime de cotutela internacional com o programa “Ciudad, Territorio y Planificación Sostenible” da Universidad de Granada (UGR), da Espanha.
Intitulada “El desarrollo del turismo rural en el oeste de Paraná (Brasil): potencialidades y estrategias para su implementación”, a tese analisa as condições, desafios e oportunidades para o fortalecimento do turismo em espaço rural no Oeste do Paraná, a partir de um diálogo comparativo com experiências desenvolvidas na província de Granada, na Espanha. O trabalho foi orientado pelo professor Weimar Freire da Rocha, da Unioeste, e pelo professor Eugenio Cejudo García, da UGR.
A pesquisa teve como foco a identificação de estratégias capazes de estruturar e consolidar o turismo rural como alternativa de desenvolvimento territorial. O estudo investigou práticas já implementadas na Espanha, avaliando acertos e limitações, com o objetivo de contribuir para a formulação de propostas adequadas à realidade paranaense.
De acordo com Sandra, a experiência da cotutela internacional foi determinante para a construção da tese. “Foi muito relevante. A troca de informações e de conhecimentos faz diferença em todo o processo de pesquisa. São universidades com estruturas e dimensões distintas. A Unioeste reúne cerca de 12 a 14 mil estudantes, enquanto a Universidad de Granada, apenas em seu campus na cidade de Granada, conta com aproximadamente 50 mil estudantes, vindos de diversas partes do mundo”, destaca.

A doutora ressalta que o contato com outro contexto acadêmico ampliou o acesso a bibliografias, metodologias e perspectivas teóricas. “Esse conhecimento, essa difusão de informações, as bibliotecas, as disciplinas cursadas lá, tudo isso contribui significativamente na hora da construção da tese. A internacionalização é essencial para o estudante de pós-graduação”, afirma.
O estudo também buscou compreender como políticas públicas, planejamento territorial e iniciativas privadas podem atuar de forma integrada na promoção do turismo em espaço rural. Ao analisar a experiência da província de Granada, a pesquisadora identificou elementos que podem orientar gestores e empreendedores do Oeste do Paraná.
“Buscamos observar estratégias e práticas já realizadas na Espanha, mas também entender as falhas ou dificuldades enfrentadas por eles na implementação do turismo rural. A ideia foi justamente tentar minimizar possíveis problemas aqui e avançar de forma mais estruturada nesse segmento”, explica Sandra.
Entre as contribuições do trabalho estão propostas voltadas à diversificação das atividades no meio rural, à valorização das identidades locais e ao turismo como alternativa complementar de renda e como instrumento de dinamização econômica regional.
Fonte: Unioeste/Alexsander Marques





