Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara de Toledo aprova alterações no zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano

Em primeiro turno, a Câmara de Toledo aprovou por unanimidade dois projetos que alteram o perímetro e o zoneamento de uso e ocupação urbana (Projetos de Lei n° 148/2025 e 149/2025). As duas proposições, elaboradas pelo Poder Executivo, foram votadas na tarde dessa segunda-feira (24), no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na 41ª Sessão Ordinária. Os textos serão votados em turno final no dia 1° de dezembro, na 42ª Sessão Ordinária.

As alterações foram debatidas em audiência pública na Câmara, no dia 9 de setembro. A primeira mudança adequa o zoneamento para “permitir novos usos em área situada entre a Avenida Ministro Cirne Lima e as Ruas Carlos Barbosa, Valternei Ramos Zaleski e Padre Luiz Luise, no bairro Tocantins, conforme demanda apresentada ao colegiado, o Conselho Municipal da Cidade de Toledo (CONCIDADE TOLEDO)” com “a alteração do zoneamento daquela área de Zona de Indústria e Serviços – ZIS para Zona de Comércio e Serviço 1 – ZCS1 e Zona Residencial 1 – ZR1”. As informações estão na Mensagem da Prefeitura à Câmara.

A segunda modificação refere-se à Lei n° 2.778/2024, que expandiu o perímetro urbano em direção à região Nordeste de Toledo. Segundo a Mensagem n° 60/2025 do Executivo, “criou-se uma situação que poderá, talvez, gerar conflito de uso do solo naquela região, em virtude da preexistência da Unidade II da Coamo em área adjacente, por não existir, segundo a própria empresa, “tecnologia capaz de eliminar os efeitos decorrentes das emissões atmosféricas provenientes da indústria, mas tão somente mitigá-los”. O projeto visa implementar uma Zona de Proteção Ambiental no raio de 500m entre a Zona Residencial e a empresa Coamo.

As mudanças estão estabelecidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Município com o Ministério Público. Os projetos passaram por Comissão Especial no Legislativo.

Na última votação da Ordem do Dia, os vereadores aprovaram o projeto que Ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado do Paraná e os Municípios do Estado do Paraná subscritores, para formalizar a constituição e a adequação do Consórcio Intergestores Paraná Saúde – CIPS aos termos do regime previsto na Lei Federal nº 11.107/2005 e sua regulamentação, voltado ao desenvolvimento de ações na área da assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Projeto de Lei n° 198/2025, de autoria do Poder Executivo). A ratificação legislativa é requisito para que o Município formalize a continuidade de vinculação e participação no Consórcio. A matéria será votada em segundo turno na terça-feira (25), na 30ª Sessão Suplementar.

Moções de Aplausos

A Fazenda da Esperança Cristo Rei e a Feira de Artesanato Natalina de Toledo (Exponatoo) foram homenageadas com Moções de Aplausos, antes da realização da sessão. Odir Zoia (PP) e Marcos Zanetti (Cidadania) propuseram as homenagens – respectivamente. 

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real