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COJEM, ACIT e parceiros promovem o projeto Futuro em Jogo

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Foto: ACIT

Entre dúvidas, sonhos e expectativas, estudantes do Ensino Médio do Núcleo Regional de Educação (NRE) encontram no projeto Futuro em Jogo uma oportunidade de transformar incertezas em planos concretos. A iniciativa propõe uma jornada de autoconhecimento, descoberta profissional e conecta o que cada jovem tem de melhor com as possibilidades do mercado.

O projeto – realizado pelo Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem) e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) – colabora para identificar as aptidões de cada aluno. Além de auxiliar no entendimento do mercado e facilitar o seu desenvolvimento.

O diretor de Projetos do Cojem João Marques pontua que 15 jovens se formaram no Futuro em Jogo no último ano. “A estimativa é que esse número seja mantido nesta edição. Nós fornecemos as ferramentas e as orientações necessárias para uma tomada de decisão eficaz e um planejamento estratégico de carreira”.

Os estudantes participaram de uma introdução do projeto Futuro em Jogo; conheceram o propósito, visão e valores; participaram do levantamento de perfil pessoal e profissional, influência familiar e social e entenderam a estrutura do mercado atual. Os alunos ainda conheceram opções de curso e forma de ingresso. “Eles criaram um plano de ação de acordo com sua escolha profissional, praticaram networking e elaboraram seus currículos”.

Encaminhamentos

Marques explica que em um dos módulos, os alunos realizaram uma visita técnica na Maxicon. “Eles foram recepcionados pelo líder de equipes Jean Moretto, que falou um pouco sobre carreira com eles”.

Os alunos estão no momento no penúltimo módulo. “Nele, eles construíram currículos e passaram por uma simulação de entrevista com profissionais reais de RH de empresas consolidadas da cidade (Bompel, Ciscopar e Sicredi), em parceria com o Núcleo de RH da ACIT”, destaca o diretor de Projetos do Cojem.

O último encontro está marcado para a próxima segunda-feira (3). “Os alunos que saem do projeto possuem um comprometimento e consciência com relação ao mercado de trabalho diferenciada, bem como uma clareza maior de quais serão seus objetivos profissionais”, enfatiza Marques.

No módulo de encerramento, uma mesa redonda com empresários da cidade e diretores da ACIT, de diferentes ramos, como Leonardo Superti (CustomerX), Dayani Carulli (OMEGA Sat) e Lieser Belenzier (Belenzier) está sendo organizada.

Resultados

Conforme Marques, a organização do projeto pretende manter uma taxa de conclusão de ao menos 15 jovens. “São estuantes que concluem o Futuro em Jogo e recebem a certificação. Também pretendemos direcionar ao menos 25% (5 jovens) para vagas via ACIT Estágios, pós projeto”.

O diretor de Projetos do Cojem ainda revela que a proposta é criar um canal direto entre os alunos formados pelo projeto com o ACIT Estágios. “Acompanhando–os no pós-projeto e verificando quantos foram inseridos no mercado de trabalho. Da mesma forma, às empresas da cidade que tiverem contato com um jovem que já passou pelo projeto em seus processos seletivos, podem ter uma garantia maior que ele tem uma noção diferenciada de carreira e compromisso com o trabalho, transformando o projeto também em um selo no currículo desses participantes”.

Realização: ACIT e Cojem

Apoiadores: PUC-PR e Éclori Desenvolvimento

Patrocinadores: Meta Aulas Particulares; Lilibeth; Pantanal; Sicoob; RB2 Engenharia; Lumiar Turismo; Schdmit e Bordignon; Thiago Leite – Mentor; Agritork e Fial Barbantes.

Entidades parceiras: Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), Núcleo de RH da ACIT e Maxicon

Colégios: Dario Vellozo; Luiz Augusto Morais Rego; Europa, Novo Horizonte e Esperança Favaretto Covatti

Público alvo: alunos do 2°e 3° do Ensino Médio

Fonte: ACIT

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