No último domingo (21), a Ação Social São Vicente de Paulo, a primeira entidade de Assistência Social de Toledo, completou 64 anos. Após uma missa em celebração à história da entidade, as crianças e adolescentes atendidas pelos programas e projetos foram recepcionadas na quadra da Ação Social para um lanche todo especial. A Prefeitura de Toledo prestigiou a festa com as presenças do prefeito Mario Costenaro e da secretária Sheila Delava, do Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família.
Amando, Educando e Promovendo. Este é o lema de quem já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes em uma história de amor com esta cidade. Tendo como fundadora Irmã Luiza Menin e demais irmãs filhas da caridade, que perceberam a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, em 1961 iniciaram a jornada da Ação Social, vivenciando o carisma Vicentino onde a caridade é o pilar de suas ações.
Inspirada pelos valores cristãos e pela caridade, a Ação Social iniciou com o acolhimento de 85 adolescentes em situação de vulnerabilidade. O que era um gesto de amor e compaixão tornou-se um movimento duradouro de transformação social que hoje atende 300 crianças e adolescentes gratuitamente de 6 a 17 anos.
Atualmente a entidade oferece 23 cursos em contraturno, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os educandos se desenvolvem pelo esporte, cultura, arte e inserção ao mundo do trabalho se transformando em cidadãos de bem, éticos, humanizados que se destacam em muitas áreas da sociedade.
“Aqui é um exemplo de como a cidade de Toledo se transformou no melhor lugar do mundo para se viver”, disse o prefeito Mario Costenaro, “porque aqui todos se dão as mãos e trabalham. Ninguém faz nada sozinho e a Ação Social serve de inspiração para que possamos seguir trabalhando em benefício dessas crianças”, resumiu o prefeito.
Fonte: Secom/Pref. de toledo