Na noite desta sexta-feira (25), foi realizada a cerimônia com mais de 200 pessoas, de abertura da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Toledo, no auditório Dom Anuar, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que foi cedido para o evento. O evento contou com a palestra do promotor de justiça, Giovani Ferri, e na sequência, a eleição dos membros do Conselho Municipal da Cidade de Toledo (Concidade). A cerimônia teve a presença do prefeito Mario Costenaro, do vice-prefeito Lucio De Marchi, de vereadores e outras autoridades.
O evento enfatizou a importância da participação social na formulação de políticas urbanas, para enfrentar os problemas urbanos e construir cidades mais humanas, resilientes e sustentáveis.
Na palestra sobre planejamento urbano, o promotor Giovani Ferri abordou os desafios atuais como adensamento populacional, déficit habitacional, ocupações irregulares, mobilidade urbana e mudanças climáticas. Ele destacou a urgência de planos diretores eficazes, gestão democrática e integração de políticas públicas.
O prefeito Mario Costenaro agradeceu ao diretor da Puc campus de Toledo, Ricardo Lopes, pela cedência do espaço, e reforçou a importância da multidiciplinaridade na construção de uma cidade. Ele destacou que é preocupante a concentração excessiva das cidades, pois a infraestrutura física não acompanha esse desenvolvimento, e as novas formas de ocupar os espaços, desenvolver as atividades, interagir e se locomover requer um olhar mais ampliado.
“É importante estarmos aqui conversando sobre a cidade, mas é ainda mais importante que compreendamos que a evolução da cidade é dinâmica. A construção da cidade é dinâmica
Ela está em constante transformação. E por isso, isso precisa ser sistematizado. A discussão da cidade deve ser permanente. Ela não pode se resolver a cada cinco, dois ou dez anos”, declarou Costenaro.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle, enfatizou que é sempre necessário lembrar que o que faz uma cidade é o seu povo. “Um município sem população, um território sem povo, é apenas um amontoado de terras, pedras e concreto. Então é muito importante trazer a população para debater pontos tão importantes como os que estão sendo tratados aqui. Precisamos pensar os territórios de forma integrada, num ecossistema” disse Baierle.
A abertura da conferência também contou com a presença do vice-prefeito Lucio De Marchi, do vereador Jairo Cerbarro representando a base do governo na Câmara Municipal, do secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades (Concidades-PR), Orlando Bonette, do diretor da Puc campus de Toledo, Ricardo Lopes, e do secretário de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Drabik.
A conferência segue com atividades no sábado (26), com as palestras: A Articulação Entre os Setores Urbanos, por Jurandir Parzianello; Gestão Estratégica e Planejamento, por Neuroci Frizzo; Sustentabilidade Ambiental, por Volnei Bisognin; e Emergências Climáticas, por Capitão Rodrigues. O período da tarde conta com as palestras: Transformação Digital, por Edson Tavares de Camargo; e Território Inclusivo e Justiça Social, por Simone Ferrari. Após as palestras são realizados rodadas de discussões em grupos.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo