Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MEC dá conceito máximo para curso de Ciência da Computação da UFPR

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Avaliação do Ministério da Educação foi divulgada neste mês e põe curso da UFPR entre melhores do Brasil

A qualidade superior do Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida com o Conceito 5 do MEC, neste 15 de abril, no documento do Ministério da Educação (MEC) que renova o reconhecimento do curso. Desde 2017, a graduação em Ciência da Computação tem tirado a nota máxima no Enade (Exame Nacional de de Desempenho dos Estudantes), obtendo o Conceito 5. Agora, obtendo a “dupla coroa”, o curso também conquistou a avaliação máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

É a primeira vez que o MEC coloca a graduação da UFPR entre a elite dos cursos superiores do Brasil, com notas altas em todas as dimensões fiscalizadas pelos avaliadores do Governo Federal: Corpo Docente (4,89), Organização Didático Pedagógica (4,86) e Infraestrutura (4,78), resultando na nota final contínua de 4,85, que deu ao Bacharelado em Ciência da Computação o inédito Conceito 5. O resultado consolida uma trajetória de melhoria da graduação, vindo da nota 3 em 2011 e de três notas 4 em 2014, 2017 e 2021.

“Obter o Conceito 5 na avaliação do MEC é um indicativo da excelência acadêmica que o nosso curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem. Isso significa que temos qualidade superior em aspectos como a formação e titulação do corpo docente, recursos pedagógicos disponíveis e condições físicas da instituição”, comemorou Natasha Valentim, coordenadora do curso. Para ela, a nota melhora a percepção do mercado de trabalho, favorece parcerias governamentais e reflete “o compromisso da UFPR e do nosso curso com a qualidade do ensino e o sucesso de seus estudantes”.

No relatório, os avaliadores do MEC, que visitaram o Departamento de Informática da UFPR de 7 a 9 de abril, destacaram como pontos positivos do Bacharelado em Ciência da Computação a presença de um corpo docente altamente qualificado e estável, uma integração efetiva entre teoria e prática, com forte inserção em projetos sociais e tecnológicos, além de apoio institucional aos alunos, incluindo ações inclusivas e políticas afirmativas, que refletem na participação expressiva dos estudantes em atividades extracurriculares e acadêmicas.

Os avaliadores do MEC sugerem que o curso crie um sistema de acompanhamento de egressos, adote ferramentas de atualização curricular a partir das experiências de estágio supervisionado de seus alunos e aprimore a gestão das atividades complementares dos discentes. 

Acesse o relatório do MEC: http://tiny.cc/24ch001 

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real