Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto da Unioeste promove, em Toledo, o empoderamento de mulheres do campo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, conta com o projeto de extensão “Empoderando Mulheres do Campo”, que tem como foco o empreendedorismo feminino voltado ao turismo rural, e busca fortalecer a rede de apoio entre mulheres do campo para alavancar seus negócios ou ainda auxiliar a tirar do papel ideias para novos empreendimentos.

A iniciativa extensionista é coordenada pela professora Carla Maria Schmidt, e conta com a participação da professora Ivanete Daga Cielo, ambas do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, além de duas acadêmicas bolsistas.

Neste mês de abril o projeto recebeu o acompanhamento da Prefeitura Municipal de Toledo, através da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Deseco). A atividade foi realizada na Chácara Kliemann, no distrito de Dez de Maio, e reuniu aproximadamente 10 empreendedoras dos ramos de queijaria, locação de chalés, lavandário, e outras que ainda têm apenas ideias de negócios. Na ocasião, foram debatidas possibilidades de criação de associação; questões sobre formalização de empresas; e foram planejadas as ações para os próximos encontros com base nas necessidades das mulheres e seus negócios.

Foto: Divulgação

Carla Schmidt explica que o grupo retorna às atividades em 2025 de forma intensa. “Faremos formações na Unioeste e visitas in loco nos empreendimentos, promovendo o fortalecimento e a formação dessas mulheres do turismo rural na região. A intenção é fazer com que essas mulheres se empoderem cada vez mais, acreditem nas suas potencialidades enquanto líderes e gestoras de empreendimentos de turismo rural”, ressaltou a coordenadora do projeto.

Para a diretora de Indústria e Comércio da Deseco de Toledo, Michelli Ferronato, o projeto demonstra a força que o turismo rural tem em Toledo. “As demandas apresentadas serão coletadas juntamente com as do Conselho Municipal de Turismo para serem encaminhadas para a Deseco. Juntos poderemos construir propostas para dar apoio para esse projeto e para outras iniciativas similares”, finalizou Michelli.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real