Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto propõe carteira de vacinação em braille para deficientes visuais

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
O deputado Ney Leprevost é o coordenador da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa do Paraná. Foto: Divulgação

Proposição é do deputado Ney Leprevost (União)

Atento as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual, o deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) projeto de lei propondo a emissão pelo Poder Público, através dos órgãos competentes, da carteira de vacinação em Braille para as pessoas com deficiência visual no Paraná.

A deficiência visual pode ser caracterizada pela perda total ou parcial da visão e ter causa congênita ou adquirida, sendo braile o sistema de escrita tátil utilizado por essa população. Sua utilização proporciona mais acessibilidade e, com isso, a inclusão social, contribuindo também para uma maior autonomia e permitindo a realização de atividades que fazem parte da rotina de todas as pessoas.

De acordo com o projeto de Ney Leprevost, possibilitar que as pessoas com deficiência visual acompanhem facilmente o histórico de suas vacinas servirá como um estímulo para sua participação ativa em campanhas de vacinação. O Programa Nacional de Imunização (PNI) é uma referência mundial em saúde pública e representa uma das mais importantes ações de saúde do cenário brasileiro.

“Todas as pessoas, independentemente de suas limitações, têm o direito a acessibilidade e inclusão. Nesse contexto, garantir que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à sua carteira de vacinação em Braille é uma medida de inclusão social e respeito a seus direitos fundamentais. A maior limitação é o preconceito”, afirmou Leprevost.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Alep

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real