Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projetos vencedores do Agrinho conectam o campo e a cidade

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: FAEP

A integração entre os meios rural e urbano foi o eixo central dos três projetos premiados na categoria Experiência Pedagógica da 29ª edição do Concurso Agrinho, realizado nesta segunda-feira (4) no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os projetos desenvolvidos exploraram o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades” e cada professor foi contemplado com um automóvel zero quilômetro.

Confira abaixo um resumo de cada projeto

1º lugar – Ana Paula Lazzeris Ghellere

Escola Municipal Serafin Machado de Souza

São Miguel do Iguaçu

Projeto: “Escolhemos o hoje, para mudar o nosso amanhã. Empreendendo do campo à cidade”

Unindo o conhecimento do campo às inovações da cidade, a ideia central do projeto foi mostrar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I que empreendedores, tanto rurais quanto urbanos, são pessoas que buscam soluções criativas para os desafios do cotidiano e devem estar comprometidos com um futuro sustentável. A experiência reforçou virtudes como respeito, valorização do trabalho e do meio ambiente, destacando o impacto positivo de pequenas atitudes. As atividades incluíram jogos educativos, pesquisas, músicas, livros, palestras, entrevistas, estudos de campo, confecção de brinquedos com materiais recicláveis e apresentações à comunidade escolar.

Foto: FAEP

2º lugar – Juliete Gomes da Silva Póss

Escola Municipal Caetano Vezozzo

Cambará

Projeto: “A rota do milho do campo à cidade: Cultivando conexões, colhendo oportunidades”

Realizado junto a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, o projeto teve por objetivo integrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a cadeia produtiva do milho, de forma interdisciplinar. A iniciativa surgiu a partir da curiosidade manifestada pelos estudantes em sala de aula. O projeto contemplou uma série de ações educativas, que envolveram visitas a plantações, agroindústrias, uma cooperativa e supermercados. Essas ações permitiram aos estudantes compreenderem as etapas da cadeia produtiva do milho, do cultivo e processamento à comercialização. Além disso, a iniciativa incluiu palestras e a criação de um site educativo, que compartilhou o conteúdo aprendido.

3º lugar – Idana Cristina Menon

Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima

Irati

Projeto: “Exuberâncias do campo, sabores do nosso chão”

A experiência foi desenvolvida com alunos do 7º ano, de uma escola do campo, no distrito de Guamirim, no Sudeste do Paraná. O mote do trabalho envolveu a relação entre o campo e a cidade, envolvendo, em especial, a alimentação saudável. A partir de diálogo, interação, pesquisa, palestra com profissional da área e toda a socialização em sala de aula, cada aluno destacou um produto cultivado em sua casa, bem como um prato produzido por sua família utilizando tal produto. Criou-se, ainda, uma revista e um folder, que foram enviados para uma escola da cidade de Irati. Houve interação, diálogo e novas experiências, compartilhados através de uma colheita e um lanche com sabores da roça.

Fonte: FAEP


Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real