A integração entre os meios rural e urbano foi o eixo central dos três projetos premiados na categoria Experiência Pedagógica da 29ª edição do Concurso Agrinho, realizado nesta segunda-feira (4) no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os projetos desenvolvidos exploraram o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades” e cada professor foi contemplado com um automóvel zero quilômetro.
Confira abaixo um resumo de cada projeto
1º lugar – Ana Paula Lazzeris Ghellere
Escola Municipal Serafin Machado de Souza
São Miguel do Iguaçu
Projeto: “Escolhemos o hoje, para mudar o nosso amanhã. Empreendendo do campo à cidade”
Unindo o conhecimento do campo às inovações da cidade, a ideia central do projeto foi mostrar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I que empreendedores, tanto rurais quanto urbanos, são pessoas que buscam soluções criativas para os desafios do cotidiano e devem estar comprometidos com um futuro sustentável. A experiência reforçou virtudes como respeito, valorização do trabalho e do meio ambiente, destacando o impacto positivo de pequenas atitudes. As atividades incluíram jogos educativos, pesquisas, músicas, livros, palestras, entrevistas, estudos de campo, confecção de brinquedos com materiais recicláveis e apresentações à comunidade escolar.

2º lugar – Juliete Gomes da Silva Póss
Escola Municipal Caetano Vezozzo
Cambará
Projeto: “A rota do milho do campo à cidade: Cultivando conexões, colhendo oportunidades”
Realizado junto a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, o projeto teve por objetivo integrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a cadeia produtiva do milho, de forma interdisciplinar. A iniciativa surgiu a partir da curiosidade manifestada pelos estudantes em sala de aula. O projeto contemplou uma série de ações educativas, que envolveram visitas a plantações, agroindústrias, uma cooperativa e supermercados. Essas ações permitiram aos estudantes compreenderem as etapas da cadeia produtiva do milho, do cultivo e processamento à comercialização. Além disso, a iniciativa incluiu palestras e a criação de um site educativo, que compartilhou o conteúdo aprendido.
3º lugar – Idana Cristina Menon
Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima
Irati
Projeto: “Exuberâncias do campo, sabores do nosso chão”
A experiência foi desenvolvida com alunos do 7º ano, de uma escola do campo, no distrito de Guamirim, no Sudeste do Paraná. O mote do trabalho envolveu a relação entre o campo e a cidade, envolvendo, em especial, a alimentação saudável. A partir de diálogo, interação, pesquisa, palestra com profissional da área e toda a socialização em sala de aula, cada aluno destacou um produto cultivado em sua casa, bem como um prato produzido por sua família utilizando tal produto. Criou-se, ainda, uma revista e um folder, que foram enviados para uma escola da cidade de Irati. Houve interação, diálogo e novas experiências, compartilhados através de uma colheita e um lanche com sabores da roça.
Fonte: FAEP