Por proposição do deputado Professor Lemos e da deputada Luciana Rafagnin, a Assembleia Legislativa homenageou Valdileia Martins. Foto: Orlando Kissner/Alep

Por proposição do deputado Professor Lemos (PT) e da deputada Luciana Rafagnin (PT), a Assembleia Legislativa homenageou, nesta tarde (20), a atleta paranaense Valdileia Martins. De Querência do Norte, Valdileia, filha de Israel Martins e Neusa Querino Martins, cresceu ao lado de sete irmãos no assentamento Pontal do Tigre, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desde jovem, ajudava a família na produção de algodão e se destacou no esporte durante as aulas de educação física.

Ainda na adolescência, começou a competir na modalidade salto em altura. Disputou Jogos Regionais, Jogos Estaduais Brasileiros e desde então não parou de disputar campeonatos. Em 2003, Valdileia venceu sua primeira prova fora da escola. Mais de vinte anos depois, chegou à sua primeira Olimpíada. Durante sua participação em Paris, Valdileia enfrentou grandes desafios: perdeu seu pai no dia 29 de julho e sofreu uma lesão no tornozelo, que a levou a desistir da disputa final. Mesmo lesionada desde as eliminatórias, Valdileia continuou na disputa pela medalha.

“Estou muito feliz em receber essa homenagem. Espero que toda essa exposição por conta das Olimpíadas faça com que o esporte em geral e em especial o salto em altura seja mais valorizado e praticado. Agradeço aos deputados Professor  Lemos e Luciana Rafagnin pela iniciativa e espero contar com eles para projetos futuros no atletismo”, disse Valdileia.

A deputada Luciana Rafagnin (PT) parabenizou a atleta pela sua história de resistência e superação e destacou a importância do investimento público no esporte.

“A história de resistência e superação de Valdileia é motivo de orgulho para todos os paranaenses. Trajetórias como a dela inspiram outros atletas e demonstram a importância do investimento público no esporte. Ela perdeu o pai recentemente, igualou o recorde brasileiro feminino, foi para final, se lesionou e não desistiu. A Valdileia Martins é gigante!”, disse.

“Em 2004, o Governo Lula lançou o programa federal Bolsa Atleta, que beneficiou Valdileia, permitindo-lhe viver do atletismo. Em 2024, o governo novamente investe significativamente no esporte, com um reajuste de 10,86% nos valores das bolsas, beneficiando atualmente 8.716 atletas”, completou.

Líder do Bloco PT-PDT, o deputado Professor Lemos (PT) afirmou que o apoio da família foi fundamental para a trajetória de Valdileia. Ele disse que a atleta é um orgulho para o Paraná e que ela representou muito bem o país nas Olimpíadas de Paris.

“A Valdileia é um orgulho para os paranaenses e para os brasileiros. Representou muito bem nosso país em Paris. O esporte é muito importante na vida de todos nós e a Val é um exemplo disso. Ela despertou para o esporte com o estímulo do pai. Mas também teve acolhida no Colégio Centrão, um colégio do campo. Participou de jogos escolares e sempre com sucesso. Ela nunca esteve só. Ao lado dos sete irmãos e de toda a família, ela sempre participou do esporte.  Mas não foi uma caminhada fácil. Literalmente ela teve que ultrapassar muitos obstáculos. Uma história de superação”, ressaltou o deputado.

“Chegou um momento em que ela não tinha lugar para treinar. Saltando com varas de pescar, ela foi avançando. É um orgulho, um exemplo para todos nós. Exemplo de superação que está despertando em muitas crianças, adolescentes e jovens o interesse pelo esporte”, destacou.

Projeto

Durante a cerimônia de homenagem, a atleta paranaense entregou aos parlamentares um projeto de lei que propõe a implantação do Centro de Treinamento Esportivo Israel Martins, em Querência do Norte. Para a atleta, além de homenagear o pai, que leva o nome do centro de treinamento, o objetivo é promover a transformação da vida de centenas de crianças e adolescentes da região, além de proporcionar a oportunidade de desenvolverem habilidades esportivas e se tornarem cidadãos conscientes e preparados para o futuro. 

“Nós queremos incentivar as crianças a participarem do esporte, despertar esse desejo pelo esporte e incentivar as pessoas a evoluírem e buscar objetivos na vida através do esporte, que é uma coisa que eu sempre fiz. Eu sempre busquei inspirar pessoas e minha participação nas Olimpíadas reforçou essa inspiração. Por isso, eu quero contribuir para a realização de sonhos dessas pessoas e isso é muito legal”, justificou Valdileia.

“Nós estamos acolhendo a proposta da Valdileia e pedimos o apoio desta Casa, do poder público em todas as esferas, municipal, estadual e federal, porque essas crianças precisam de um espaço para praticar esportes e desenvolver suas habilidades. Conte com nosso apoio, Val”, finalizou Professor Lemos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Alep