Elvis Ribeiro trabalhando e transformando troncos de árvores em obras-primas. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

A Praça da Cultura está com uma movimentação diferente. Quem passa pelo espaço pode presenciar as atividades do artista plástico Elvis Ribeiro, morador de 10 de Maio. Há mais de 10 anos dedicado à arte, ele faz esculturas em árvores de descarte, transformando os troncos em obras belíssimas. Ele utiliza uma motosserra. “A obra está ali, dentro da madeira, mas nós ainda não a vemos. Por isso, faço-a sair”, diz Elvis.

Com esse espírito de renovação e criatividade, o Projeto Escultura na Praça é idealizado pela servidora Cleonice Dumke, Assistente em Desenvolvimento Social. “O objetivo é a utilização de galhos de árvores antigas e majestosas da praça, que enfrentaram eventos climáticos acarretando corte e retirada, como matéria-prima para transformar essa madeira abundante e carregada de história em algo belo e duradouro. Esculturas que preservarão sua memória, agregando uma nova dimensão de arte e significado à praça, fomentando a história através do trabalho artístico, promovendo a consciência ambiental e valorizando o patrimônio natural que nos cerca”, afirma.

“Os trabalhos iniciaram na primeira semana de julho com a instalação de uma tenda de 10x10m, local em que o artista está realizando o trabalho. Serão seis obras de arte: duas para a Praça da Cultura, uma para o Museu Histórico Willy Barth, uma para a Biblioteca Pública Municipal e outras duas para a Casa da Cultura”, relata Cleonice.

Elvis Ribeiro comenta que a madeira a ser utilizada não tem valor comercial e o único destino seria o aterro sanitário. Ele explica que, numa floresta, ela teria outras utilidades e contribuiria com a fauna e flora, mas, na área urbana, seria simplesmente descartada. Ao realizar a intervenção artística, irá contribuir para embelezar a Praça da Cultura e manter viva a história das árvores, além de motivar a visitação nos espaços onde as obras serão destinadas.

Elvis tem o apoio da Tangará – Representante HUSQUEVARNA – Foz Tintas – representante Montana – e São Jorge Locadora de Máquinas no fornecimento de equipamentos, combustíveis, produtos de impermeabilização, materiais para pintura e maquinário necessário para transporte e manuseio da madeira. “Somando forças para embelezar nossa Praça da Cultura e manter viva a história de árvores que iriam para descarte.”

O trabalho está sendo realizado ao ar livre, na Praça da Cultura, e quem quiser prestigiar a execução está convidado a passar pelo local e ver o trabalho sendo desenvolvido. Sigam também pelo Instagram ElvisRibeiro773.

Fotos: arquivo pessoal