Foto: Guarda Municipal de Toledo

Os guardas municipais realizaram o curso de Segurança e Policiamento Escolar, com carga horária de 20 horas/aulas, que aconteceu nos dias 1 a 4 e 10 de junho/2024. Formação profissional que teve como grade curricular: atuação em escolas, órgãos municipais e eventos, tendo como enfoque o manuseio tático, imobilização com tonfa e APH – Atendimento Pré Hospitalar. Curso ministrado pelo Dir. de Seg. GM De Souza, GM/s Pelicioli e Nerisson; guardas municipais de carreira com formação específica aos procedimentos adotados em relação a esta capacitação.

No módulo de ensino referente ao Policiamento Escolar, carga horária de 5h/aulas, ministrado pelo Diretor de Segurança GM De Souza, teve como objetivo a proteção do Ambiente Educacional, ou seja, garantir um ambiente propício para o aprendizado, livre de ameaças e riscos à comunidade escolar. Por isso, a Guarda Municipal por meio do policiamento escolar tem como principal função a prevenção de crimes, a identificação de comportamentos suspeitos e a resolução de conflitos. Isto é feito por intermédio de medidas como: monitoramento eletrônico, controle de acesso, segurança no trânsito e a presença constante nas escolas e no entorno para dissuadir a criminalidade (Patrulha Escolar). E como forma de fortalecer a rede de proteção, existe a integração da Guarda Municipal com os pais, professores, alunos e demais membros da comunidade. Medidas que proporcionam um ambiente escolar seguro e acolhedor, livre de violência.

No módulo manuseio tático e imobilização com tonfa, carga horária de 5h/aula, ministrado pelo GM Pelicioli se destaca por sua versatilidade e efetividade em situações de defesa pessoal e controle tático, tornando-se uma ferramenta poderosa para se proteger e neutralizar ameaças. Durante o treinamento foi detalhado os fundamentos do manuseio tático com tonfa, desde a pegada correta até técnicas de ataque, defesa e imobilização. Com domínio e responsabilidade, a tonfa se torna uma ferramenta poderosa para segurança própria e a de quem está ao seu redor.

Foto: Guarda Municipal de Toledo

No módulo de APH – Atendimento Pré Hospitalar, carga horária de 10 h/aulas, ministrado pelo GM Nerisson, teve como objetivo os primeiros socorros que é uma ação imediata e salva vidas. A instrução foi constituída dos cuidados imediatos prestados a uma vítima de acidente, mal súbito ou outra situação de emergência, até a chegada da equipe médica especializada, tais como: Avaliar a cena e a vítima: Garantir a segurança e identificar os riscos; Chamar o APH: Acionar o 192 o mais rápido possível; Realizar manobras de ressuscitação: RCP (Reanimação Cardiopulmonar) em caso de parada cardíaca; Controlar sangramentos: Aplicar pressão direta no local da lesão ; Tratar de feridas: Limpar, cobrir e elevar o membro afetado e Prestar apoio emocional: Confortar e tranquilizar a vítima. Saber realizar esses procedimentos básicos pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Por isso, preparar-se para situações de emergência é fundamental para minimizar danos e maximizar a capacidade de resposta.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Foto: Guarda Municipal de Toledo

O aprendizado desenvolvido durante a formação busca garantir aos guardas municipais a formação de profissionais capacitados, comprometidos com a segurança pública e com o bem-estar da comunidade. Através de um processo contínuo de aprendizado e aperfeiçoamento, os guardas municipais estão aptos a desempenhar suas funções com excelência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais segura e justa.

Fonte: Assessoria