Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo municipal define plano de ação intersetorial para atendimento a PSR

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Após conhecer as experiências colocadas em prática pelo Município de Chapecó/SC, representantes de várias secretarias elaboraram o Plano de Ação Intersetorial para Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (PSR). O documento foi apresentado ao chefe do Executivo Municipal nessa quinta-feira (4) em encontro realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

Após fazer um diagnóstico em torno da questão e mencionar as ações que já são realizadas para este público, o plano detalha as ações que serão executadas pelo governo municipal, por intermédio do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria-Geral do Município, e das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana, de Assistência Social, de Saúde, da Administração, da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. 

A primeira delas, que terá início na próxima semana, será o atendimento intersetorial destinado a pessoas em situação de rua que será realizado na sede da Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito), onde será oferecido banho, café da manhã, almoço, serviços de saúde, jantar e informações por meio de palestras. Esta ação será promovida semanalmente, em dias alternados.

O plano contempla ainda mais oito ações cuja execução será feita a curto ou médio prazo: Monitoramento e diálogo com municípios que encaminham PSR sem articulação prévia para Toledo; Intensificação das abordagens e atendimentos pelo Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas (Caps-AD) para PSR; Intensificação das abordagens sociais e de segurança; Atendimento aos animais de estimação de PSR; Gestão da informação através de plataforma Business Intelligence, que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação; Oferta de passagens para todas as regiões do Brasil; Ampliação das vagas de acolhimento na Casa de Passagem; e Credenciamento para pernoites.

O objetivo destas ações é se aproximar das pessoas em situação de rua e dar a elas o encaminhamento devido, conforme suas necessidades, incluindo internamento para tratamento terapêutico contra dependência química. Em paralelo, a Guarda Municipal e demais forças de segurança manterão operações que objetivam coibir condutas ilegais.

Após a apresentação do plano, o prefeito Beto Lunitti pediu o máximo de urgência na execução das ações planejadas. “Com este plano definido, cada setor envolvido deve agilizar a realização das medidas que lhe cabe neste processo, pois a questão dos PSR é uma política em que a população tem cobrado resultados da administração municipal”, destaca. “Vou procurar estar presente a todas estas ações, além de termos na estrutura do Gabinete um profissional que estará de prontidão 24 horas por dia, 7 dias por semana, para resolver os problemas que vierem a aparecer no que diz respeito a este assunto, que está sendo tratado como máxima prioridade por esta gestão”, salienta.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real