Foto: divulgação

Por Marcos Antonio Santos

A Festa Junina é uma comemoração popular que é realizada no Brasil durante este mês. Essa festividade foi trazida para as terras brasileiras pelos portugueses durante o período de colonização, sendo realizada em homenagem a Santo Antônio (13), São João (24), São Pedro e São Paulo (29).

E neste sábado, 22, a partir das 14h, a Escola Espaço Encantado de Toledo – Unidades I e II – realizará a sua Festa Junina (Arraiá Encantado), no Centro Multiuso do São Francisco.

O sócio-proprietário da escola, Paulo Lavagnoli, disse que o intuito da festa é agregar, é reunir as famílias, fazer algo para que fique registrado na vida das crianças, porque a melhor idade é a infantil.

“Não vamos fazer a Festa Junina dentro das estruturas da Espaço Encantado, até porque queremos reunir o pessoal das duas escolas; Panorama e Centro. Iremos fazer no Centro Multiuso do São Francisco, na Rua Oswaldo Aranha, 917. A festa já faz algum tempo que está sendo organizada, mais ou menos uns 80 dias que estamos trabalhando para alcançar o resultado máximo, que vai ser visto neste sábado, e todo mundo está convidado para assistir, participar e prestigiar a nossa festa”, afirma. A expectativa da escola é reunir cerca de 1.000 pessoas no evento junino.

Conforme Paulo, vai ter quadrilha de dança com os alunos. Os professores estão preparando e ensaiando as crianças para as apresentações, que começará a partir das 15h.

QUITUTES E BRINCADEIRAS – Uma grande Festa Junina não pode faltar doces, salgados típicos da festividade e muito menos as brincadeiras.

“ Vamos ter pamonha, maçã do amor, cone trufado, doces, bolo simples, bolo recheado, bolo de pote, bolo inteiro, pão de mel recheado, pé de moleque, espetinho de donuts, algodão doce, pastel, cachorro-quente, pipoca, quentão, refrigerante, água, suco.  Teremos brinquedos, pescaria, tubogã com piscina, cama elástica, giro radical. São brinquedos que as crianças poderão participar. Os doces serão cobrados pelas empresas contratadas. A ideia da festa é não ter lucro, apenas para pagar aquilo que foi gasto nas estruturas. A Espaço Encantado vai tirar um pouco de dinheiro do caixa para conseguir pagar todo o custo do evento. O objetivo é reunir as pessoas, é fazer algo para que fique marcado na vida dessas crianças, das famílias. Então o intuito é esse. Hoje, a Espaço Encantado passa de 200 crianças matriculadas nas duas unidades. A nossa Festa Junina vai ser um espetáculo”, avalia Paulo Lavagnoli.