Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

População de Toledo se une para ajudar o Rio Grande do Sul

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Muitas ações estão acontecendo em Toledo para colaborar com o povo do Rio Grande do Sul, que está sofrendo com as chuvas sem precedentes dos últimos dias. Uma dessas ações está sendo realizada pela Defesa Civil do Paraná em parceria com o 2º Subgrupamento do Corpo Bombeiros do município de Toledo (2ºSGB), vinculado ao 4º Grupamento (GB) de Cascavel.

Na noite dessa segunda-feira, 6, uma carga de aproximadamente 22,5 toneladas de donativos foi levada ao povo gaúcho. Outra carga saíra de Toledo nesta quarta-feira, 8, na primeira fase da campanha.  As pessoas podem ir até ao Quartel dos Bombeiros para levar a sua doação até esta quarta-feira.

A prioridade neste momento são colchões, cobertores, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água, alimentos não perecíveis, ração animal, entre outros.

O comandante do 2º SGB, capitão Guilherme Rodrigues de Lima, disse que não se tem a dimensão exata dos estragos e as imagens que se assistem na TV e nas redes sociais não mostram a realidade dessa tragédia. “É muito importante que as pessoas saibam que aquilo que se possa fazer, o mínimo que se possa ajudar, um quilo de arroz, um quilo de feijão, uma garrafa de água, somando com as doações de outras pessoas se torna uma quantidade inestimável, que neste momento faz toda a diferença. Já tivemos o carregamento de uma carga de mais de 22 toneladas, que está a caminho do Rio Grande do Sul. A Defesa Civil faz a coordenação desse trabalho, fazendo relatório dos donativos e encaminhando ao governo gaúcho”.

Donativos não param de chegar. Foto: Gazeta de Toledo

Ele menciona também que não somente a população, mas os empresários que queiram contribuir, será muito bom. “Os empresários podem entrar em contato com a Defesa Civil para que se possa fazer uma triagem e mandar os donativos aos pontos mais necessitados. Precisamos mandar as doações com regularidade”.

Desde a última sexta-feira, o Quartel dos Bombeiros vem recebendo as doações e não para um minuto, demostrando assim a solidariedade dos toledanos. Capitão Rodrigues disse que na segunda-feira, foi incrível a movimentação nos bombeiros e eles conseguiram parcerias com empresas para fazer o transporte dos donativos. “A Defesa Civil até faz o transporte, mas neste momento não tem como atender a magnitude dessa tragédia, está fora do planejamento. Conseguimos por meio de parceiros da região para que possamos fazer esse transporte e que esses produtos cheguem o mais rápido ao Rio Grande do Sul”, afirma o capitão Guilherme Rodrigues. Ele disse ainda que o trabalho dos bombeiros é 24 horas por dia.

O Quartel se localiza Avenida Parigot de Souza, 3941, Jardim Santa. Foto: Gazeta de Toledo

MUNÍCIPIO – Roupas e outros produtos também estão sendo recebidos pela prefeitura de Toledo. As roupas estão sendo recolhidas no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

O que doar?

Itens de limpeza e utensílios – vassoura, baldes, escova, saco de lixo, esponja, sabão em pó, detergente, água sanitária, desinfetante, pás, enxada, martelo, carrinho de mão, pregos, lonas, botas e luvas de borracha e máscaras.

Itens de higiene pessoal – toalha de banho, cobertores, travesseiros, fraldas (tamanhos RN, PP, P, M, G, GG, XG, XGG), fralda geriátrica (tamanhos PP, P, M, G, GG, XG, XGG), creme dental, escova de dente, absorventes de todos os tamanhos inclusive noturnos, lenços umedecidos, xampu, sabonete, papel higiênico e pomada.

Alimentos – leite, água, açúcar, arroz, bolacha maria, café solúvel, farinha, feijão, massas, óleo de soja e sal.

Onde entregar?

Os CTG’s não definiram um horário de atendimento, pois seus integrantes têm atividades como trabalho e outras situações. Neste caso, as arrecadações serão internas e junto à comunidade e após serão encaminhadas aos pontos de coleta. As doações voluntárias podem ser entregues nos seguintes locais:

Certis Coopagro e Pioneiro

Centros da Juventude do Jardim Europa e Coopagro

Unidade Social São Francisco

Paço Municipal Alcides Donin

Lojas Recanto do Gaúcho do Centro e do Shopping Panambi

Guarda Municipal

Biblioteca Pública Centro

Casa da Cultura

Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer

Centro de Eventos Ismael Sperafico (para grandes volumes)

A Prefeitura de Toledo também disponibilizou os telefones 153 e 156 para esclarecer as dúvidas de quem quer contribuir com a campanha.

AEROPORTO – A coordenação do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho (Toledo / TOW) divulgou, nessa segunda-feira, que estão isentas as taxas de pousos e decolagens para aeronaves que estiverem transportando donativos referentes à ajuda humanitária ao estado do Rio Grande do Sul. A medida é mais uma contribuição para incentivar aqueles que são solidários ao povo gaúcho nesse período de desastres naturais naquele estado.

O benefício é concedido apenas para operações destinadas à ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul e realizadas por operadores voluntários que coordenarem ações diretamente com a Defesa Civil do RS. Para obter a isenção é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (51) 98402-7396 com as seguintes informações: Tipo de aeronave, capacidade de carga, prefixo, localização atual e telefone de contato. A princípio, a isenção das tarifas segue até o dia 15 de maio.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real