Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Imigrantes recebem certificados de conclusão do curso de Língua Portuguesa

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

No último sábado (26), às 9h, o Auditório Dom Anuar Battisti, no câmpus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), recebeu a solenidade de entrega de certificados de cursos dos níveis básico e intermediário da Escola de Língua Portuguesa para Imigrantes. O evento marcou o encerramento de mais um ciclo do projeto promovido pela Prefeitura Municipal de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), e pela Cáritas Diocesana de Toledo, que contrataram os serviços da instituição de ensino superior.

Além de familiares e amigos dos 53 formandos de cinco nacionalidades (haitiana, venezuelana, cubana, congolesa e senegalesa), autoridades locais prestigiaram o evento. Entre elas, na mesa de honra, estavam o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o bispo de Toledo e presidente de honra da Cáritas Diocesana de Toledo, Dom João Seneme; o diretor da PUCPR/Toledo, Ricardo Lopes; e a titular da SMDH, Rosiany Favareto. 

Beto e Rosiany destacaram as políticas de inclusão que o governo municipal tem colocado em prática. “Em Toledo, a questão do imigrante é vista pela óptica do acolhimento e isso se faz ao propiciar um ambiente favorável para estas pessoas que optaram recomeçar suas vidas em Toledo. São várias frentes de trabalho: garantir empregabilidade aos adultos, educação de qualidade para as crianças e acesso à saúde para todos”, observa a secretária. “Desde o início da nossa colonização, sempre fomos conhecidos como a “Terra da Promissão” e esta história foi sendo construída por pessoas vindas de várias regiões do país e do mundo. De uns tempos para cá, cidadãos de outras nacionalidades também escolheram o nosso município e é nosso dever dedicar a eles, que são tão importantes para a nossa economia, o mesmo carinho que damos aos brasileiros”, comenta o prefeito. 

Foto: Fabio Ulsenheimer

O projeto, com duração de três meses, foi dividido em 10 encontros, totalizando 40 horas de atividades letivas ministradas pela professora Ruth Nicolas. Durante esse período, os alunos não apenas aprenderam a língua portuguesa, mas também tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, ampliar a construção da identidade e fortalecer sua autonomia intelectual em um município que abriga mais de 3.000 imigrantes de 38 nacionalidades. 

Esta diversidade cultural foi exaltada nas apresentações que antecederam o discurso das autoridades e a entrega dos certificados a alunos que alcançaram a frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70%. Para encerrar com grande estilo este momento festivo, um coquetel foi servido aos presentes.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real