Cequinel concorre a presidência do CREA-PR e César Krüger, é candidato a diretor administrativo da Mútua. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Na sexta-feira, 17 de novembro, das 8h às 19h, via internet, serão realizadas as Eleições Gerais do Sistema Confea/CREA e Mútua. O engenheiro Sérgio Luiz Cequinel Filho concorre a presidência do CREA-Paraná, e na sua chapa está o também engenheiro César Krüger, que representa os profissionais de Toledo junto a entidade que congrega os profissionais de engenharia, agronomia e geociências.

César disse que todos os profissionais que tem vínculo com o CREA participam das eleições. “Engenheiros de toda a modalidade; civil, eletricista, mecânico, hidráulico, agrônomo, geocientistas, geólogos, engenheiro ambiental. Na eleição formamos uma chapa e estamos rodando o Estado do Paraná, mas a eleição é individual, o profissional vai confirmar quatro votos: o primeiro é para o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); o segundo voto é para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR); o terceiro é para o diretor-geral da Mútua, e o quarto voto será para o diretor administrativo da Mútua, que é uma caixa assistência dos profissionais, e tem a Nacional e as Regionais”.

A chapa ‘Conexão, tecnologia e inovação’, além de César Krüger, candidato a diretor administrativo da Mútua e Sérgio Cequinel, que concorre a presidência estadual do CREA, tem também Vinicius Marchese, candidato a presidência do Confea e Marcia Laino, candidata a diretora-geral da Mútua. Ao todo no Paraná são três candidatos a presidência do CREA, para diretor-geral da Mútua são quatro candidatos e diretor-administrativo da Mútua são seis candidatos. No Estado são três chapas composta e mais os candidatos individuais.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
César Krüger (camisa polo branca) e Cequinel (relógio azul) em visita ao prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. Foto: arquivo pessoal

Segundo Krüger, a campanha dura 90 dias, e eles estão percorrendo quase todo o Paraná. “Visitamos quase 100 municípios, eu e o Cequinel conversamos com muitos profissionais e estamos confiantes na vitória, porque na última eleição, há três anos, de 60 mil profissionais que poderiam votar, nem três mil votaram, a adesão foi muito baixa, e foi presencial, agora, aqui no Paraná será a primeira eleição via internet. O profissional receberá do Confea uma senha por email ou SMS, no dia da eleição ele vai acessar o site: www.votaconfea.com.br e entrará no link de votações. Junto com a senha também será encaminhado um login que será o CPF, essa será a forma de autenticação do voto. É preciso confirmar o primeiro voto para ter continuidade”, explica.  A votação poderá ser realizada por tablet, celular e computador.

Ele acredita que para esta eleição, cerca de 10 mil profissionais participem da votação no dia 17 de novembro. “O voto não é obrigatório, e como temos essa estimativa baixa de votação e pelo trabalho que estamos realizando nesta campanha, nos dá a certeza de acreditar que teremos sucesso nestas eleições. Já conversamos com aproximadamente 1.500 profissionais. É uma conta bem simples: se cada uma dessas pessoas votar e conseguir mais um voto já seria 1/3 da estimativa de votos. Porém é uma surpresa, ainda mais a eleição sendo via internet, talvez tenhamos muito mais votos. Estamos bastante confiantes, tranquilos, serenos e fazendo uma campanha bonita e limpa. O CREA-PR faz uma campanha sem ataques, tenho certeza que vamos obter sucesso nestas eleições”, enaltece César Krüger.     

Todo o sistema de votação do Confea está sendo auditado por uma empresa terceirizada, já foi testado e tem capacidade de apurar dois mil votos por minuto.

Krüger disse que eles já visitaram quase 100 municípios. Foto: arquivo pessoal

CEQUINEL – O professor Sérgio Cequinel descreveu em sua plataforma que pretende transformar o futuro da engenharia, agronomia e geociências. “Queremos que você, profissional, se destaque e tenha benefícios que te permitam desenvolver ainda mais o potencial dos profissionais para mudar e inovar os projetos futuros.

ALGUNS PONTOS DA PLATAFORMA:

CONEXÃO – Aproximar os novos ingressos no Crea-PR por meio da criação do ProgramaJovem Engenheiro. Além de retomar a agenda parlamentar com foco em políticas públicas que contemplem os profissionais e empresas do setor.

SUSTENTABILIDADE- Impulsionar e contribuir para um mundo com um impacto ambiental menor; Fazer com que haja mais igualdade entre homens e mulheres; Dar apoio aos programas da Agenda 2030 da ONU (ODS).

ZERO ANUIDADE – Criar o Clube de Vantagens do Crea-PR com descontos e cashback que pode ser utilizado para zerar a anuidade dos profissionais. O programa oferece cupons de descontos para compras em empresas parceiras do Crea-PR.

INOVAÇÃO – Projeto Transformação Digital: implantar uma nova cultura organizacional, de inovação digital e reduzir a burocracia; criar o CREAlab, ou seja, um laboratório de inovação para acelerar a transformação digital do Crea-PR; instalar espaços de Coworking.

FISCALIZAÇÃO – Implantar uma fiscalização pautada no risco social e de proteção à vida, com foco nos empreendimentos que geram ameaças à sociedade, gerando uma fiscalização preventiva – promovendo segurança e qualidade aos cidadãos; garantir que empreendimento com obras e serviços tenham responsáveis técnicos registrados no Crea-PR; instituir rede participativa visando à realização de um plano de meta

VALORIZAÇÃO – Desenvolver e ampliar ações de cooperação visando o desenvolvimento das profissões; apoiar a criação de Lei Estadual que garanta o piso salarial atualizado e previsto na Lei 4.950-A/66; ampliar o número de profissionais atendidos através da Plataforma de Cursos. Gratuitos do Crea-PR (Pro-Crea); combater à informalidade, com o objetivo de valorizar o profissional e o institucional.