Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Eleições Gerais do Sistema Confea/CREA e Mútua será dia 17

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Na sexta-feira, 17 de novembro, das 8h às 19h, via internet, serão realizadas as Eleições Gerais do Sistema Confea/CREA e Mútua. O engenheiro Sérgio Luiz Cequinel Filho concorre a presidência do CREA-Paraná, e na sua chapa está o também engenheiro César Krüger, que representa os profissionais de Toledo junto a entidade que congrega os profissionais de engenharia, agronomia e geociências.

César disse que todos os profissionais que tem vínculo com o CREA participam das eleições. “Engenheiros de toda a modalidade; civil, eletricista, mecânico, hidráulico, agrônomo, geocientistas, geólogos, engenheiro ambiental. Na eleição formamos uma chapa e estamos rodando o Estado do Paraná, mas a eleição é individual, o profissional vai confirmar quatro votos: o primeiro é para o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); o segundo voto é para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR); o terceiro é para o diretor-geral da Mútua, e o quarto voto será para o diretor administrativo da Mútua, que é uma caixa assistência dos profissionais, e tem a Nacional e as Regionais”.

A chapa ‘Conexão, tecnologia e inovação’, além de César Krüger, candidato a diretor administrativo da Mútua e Sérgio Cequinel, que concorre a presidência estadual do CREA, tem também Vinicius Marchese, candidato a presidência do Confea e Marcia Laino, candidata a diretora-geral da Mútua. Ao todo no Paraná são três candidatos a presidência do CREA, para diretor-geral da Mútua são quatro candidatos e diretor-administrativo da Mútua são seis candidatos. No Estado são três chapas composta e mais os candidatos individuais.

César Krüger (camisa polo branca) e Cequinel (relógio azul) em visita ao prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. Foto: arquivo pessoal

Segundo Krüger, a campanha dura 90 dias, e eles estão percorrendo quase todo o Paraná. “Visitamos quase 100 municípios, eu e o Cequinel conversamos com muitos profissionais e estamos confiantes na vitória, porque na última eleição, há três anos, de 60 mil profissionais que poderiam votar, nem três mil votaram, a adesão foi muito baixa, e foi presencial, agora, aqui no Paraná será a primeira eleição via internet. O profissional receberá do Confea uma senha por email ou SMS, no dia da eleição ele vai acessar o site: www.votaconfea.com.br e entrará no link de votações. Junto com a senha também será encaminhado um login que será o CPF, essa será a forma de autenticação do voto. É preciso confirmar o primeiro voto para ter continuidade”, explica.  A votação poderá ser realizada por tablet, celular e computador.

Ele acredita que para esta eleição, cerca de 10 mil profissionais participem da votação no dia 17 de novembro. “O voto não é obrigatório, e como temos essa estimativa baixa de votação e pelo trabalho que estamos realizando nesta campanha, nos dá a certeza de acreditar que teremos sucesso nestas eleições. Já conversamos com aproximadamente 1.500 profissionais. É uma conta bem simples: se cada uma dessas pessoas votar e conseguir mais um voto já seria 1/3 da estimativa de votos. Porém é uma surpresa, ainda mais a eleição sendo via internet, talvez tenhamos muito mais votos. Estamos bastante confiantes, tranquilos, serenos e fazendo uma campanha bonita e limpa. O CREA-PR faz uma campanha sem ataques, tenho certeza que vamos obter sucesso nestas eleições”, enaltece César Krüger.     

Todo o sistema de votação do Confea está sendo auditado por uma empresa terceirizada, já foi testado e tem capacidade de apurar dois mil votos por minuto.

Krüger disse que eles já visitaram quase 100 municípios. Foto: arquivo pessoal

CEQUINEL – O professor Sérgio Cequinel descreveu em sua plataforma que pretende transformar o futuro da engenharia, agronomia e geociências. “Queremos que você, profissional, se destaque e tenha benefícios que te permitam desenvolver ainda mais o potencial dos profissionais para mudar e inovar os projetos futuros.

ALGUNS PONTOS DA PLATAFORMA:

CONEXÃO – Aproximar os novos ingressos no Crea-PR por meio da criação do ProgramaJovem Engenheiro. Além de retomar a agenda parlamentar com foco em políticas públicas que contemplem os profissionais e empresas do setor.

SUSTENTABILIDADE- Impulsionar e contribuir para um mundo com um impacto ambiental menor; Fazer com que haja mais igualdade entre homens e mulheres; Dar apoio aos programas da Agenda 2030 da ONU (ODS).

ZERO ANUIDADE – Criar o Clube de Vantagens do Crea-PR com descontos e cashback que pode ser utilizado para zerar a anuidade dos profissionais. O programa oferece cupons de descontos para compras em empresas parceiras do Crea-PR.

INOVAÇÃO – Projeto Transformação Digital: implantar uma nova cultura organizacional, de inovação digital e reduzir a burocracia; criar o CREAlab, ou seja, um laboratório de inovação para acelerar a transformação digital do Crea-PR; instalar espaços de Coworking.

FISCALIZAÇÃO – Implantar uma fiscalização pautada no risco social e de proteção à vida, com foco nos empreendimentos que geram ameaças à sociedade, gerando uma fiscalização preventiva – promovendo segurança e qualidade aos cidadãos; garantir que empreendimento com obras e serviços tenham responsáveis técnicos registrados no Crea-PR; instituir rede participativa visando à realização de um plano de meta

VALORIZAÇÃO – Desenvolver e ampliar ações de cooperação visando o desenvolvimento das profissões; apoiar a criação de Lei Estadual que garanta o piso salarial atualizado e previsto na Lei 4.950-A/66; ampliar o número de profissionais atendidos através da Plataforma de Cursos. Gratuitos do Crea-PR (Pro-Crea); combater à informalidade, com o objetivo de valorizar o profissional e o institucional.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real