O colégio recebeu o Certificado Diamante de crescimento do IDEB, passando da nota 3, para 5,6. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Prefeitura de Toledo se pronuncia em nota de esclarecimento  

O Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden, Vila Pioneiro, em Toledo, que foi fundado em 1993, em um prédio unificado com o município, também é sede da Escola Municipal Carlos João Treis, está passando por momentos complicados nos últimos dias. A informação é que o colégio poderá fechar as portas, porque o prédio onde está instalada a Instituição de Ensino pertence ao município de Toledo, cedido para o estado, e o poder público solicitou a devolução da estrutura.   

A princípio, o Núcleo Regional de Educação do município de Toledo e a Secretaria Municipal de Educação está orientando aos pais de alunos que façam as matrículas para o ano que vem, no Colégio Estadual Senador Atílio Fontana, Vila Paulista, que teria salas ociosas e fica próximo ao Germano Rhoden.

O colégio atende 320 alunos dos 6º ao 9º ano do ensino fundamental e em período integral, e também do ensino médio a adultos, com um total de 170 alunos que fazem o ensino por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recentemente o colégio recebeu o Certificado Diamante de crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), passando da nota 3, para 5,6.

Prédio e terreno pertencem ao município. Foto: arquivo pessoal

INACEITÁVEL – De acordo com o deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos/Cascavel), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o Germano Rhoden que completa 30 anos em 2023 poderá ganhar de presente o fechamento de suas portas. “Quero ainda crer que seja apenas um boato. Quando sentei na minha mesa e o meu chefe de gabinete veio me trazer essa informação, falei não é possível isso, porque estive nesse colégio há vinte dias para verificar como estava o investimento de uma verba de R$ 50 mil, que destinei em parceria com o governo do Estado, para fazer melhorias no colégio. A direção está realizando a construção de uma nova sala com toda a dificuldade para poder fazer os outros investimentos. A Secretaria de Educação autorizou que o Programa Escola mais Bonita beneficiasse o Germano Rhoden. Como pode agora anunciar do dia para a noite o fechamento do colégio? É um discurso exaltado, porque a notícia é muito drástica, incompreensível e inaceitável”, enfatiza Marcio Pacheco.  

MOTIVAÇÃO – Segundo o deputado, a informação que ele recebeu sobre a motivação do fechamento do colégio é de que o prédio e o terreno por serem de uma conjuntura com o município de Toledo, o poder público solicitou antecipadamente a desocupação do prédio pelo estado. “Rompendo, inclusive, um termo de cessão que tem o município que irá no mínimo até o fim de 2024. Eu queria entender o que está acontecendo, porque se foi um acordo, foi muito mal planejado. Porque não se pode fechar um colégio com 320 alunos. A informação é de que o colégio já está realizando as matrículas para o ano que vem. Quero crer que a comunidade escolar, que os pais desses alunos e os moradores da Vila Paulista não irão aceitar isso. Eu quero entender que o prefeito Beto Lunitti não tem conhecimento do que está acontecendo, porque ele tem a fama de ser amigo da educação, mas nesse momento a história que vai ficar contada é de que ele está sendo um grande vilão da educação, porque a informação é de que o município está solicitando ao estado aquele prédio”, afirma Marcio Pacheco.

Germano Rhoden foi fundado em 1993. Foto: arquivo pessoal

INDIGNAÇÃO – A diretora do colégio, Silvana Sanches, está indignada com o que vem acontecendo. “Estamos sendo injustiçados, perseguidos, assediados, difamados e injuriados com acordos políticos e informações truncadas sobre a gestão do Colégio Germano Rhoden e o seu fechamento. Iremos lutar por esta comunidade, pois temos uma história que não será encerrada desta forma. É assim que se faz Educação nesta gestão municipal de Toledo?”, indaga a diretora.

ASSEMBLEIA – Para debater o problema será realizada nesta quarta-feira, 8, as 19h30, na sede do colégio, uma Assembleia Geral Extraordinária com todos os detalhes e próximos passos que serão dados pela direção do Germano Rhoden. “Convido para participar da Assembleia todos os alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, políticos, Conselho Tutelar e comunidade em geral”, menciona, Silvana Sanches.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Sobre pronunciamento do deputado estadual Marcio Pacheco, na Assembleia Legislativa, que está sendo veiculado em vídeo nas redes sociais, tratando da Escola Municipal Carlos João Treis e do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden, esclarecemos o que segue:

As unidades de ensino funcionam de forma compartilhada em prédio do Município de Toledo, na Vila Pioneiro.

Ocorre que, diante da necessidade de implantação do ensino integral para os alunos da escola do Município, a Secretaria Municipal de Educação tratou da questão em sucessivas reuniões com a direção do Núcleo Regional de Ensino, ficando ajustado de comum acordo que, a partir do próximo ano letivo, as dependências serão utilizadas exclusivamente pelo Município, já que, segundo informações do próprio Núcleo Regional de Ensino, o Colégio Estadual Senador Atílio Fontana, que funciona na Vila Paulista, a apenas 700 metros do local, conta com salas ociosas e dependências capazes de receber os alunos do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden.

A Escola Municipal Carlos João Treis conta atualmente com 7 turmas de ensino integral e outras 2 de ensino regular, com a projeção de necessidade de vagas para quatro novas turmas no próximo ano.

Assim, dentro do planejamento da Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal João Carlos Treis contará em 2024 com 13 turmas, sendo todas em tempo integral, com aulas e atividades em dois períodos.

O ensino em tempo integral é para melhorar o IDEB da escola, além de dar resposta às necessidades das famílias da comunidade, afastando as crianças do risco de vulnerabilidade, em atendimento ao que estabelece a Portaria 1495 do Ministério da Educação, de 2 de agosto de 2023, que instituiu o Programa Escola em Tempo Integral, para atender o que prevê o Plano Nacional da Educação para a Educação em Tempo Integral.

A medida foi tomada levando em consideração que, com o ingresso de mais alunos para os anos iniciais na escola municipal, a mudança de local seria mais adequada aos adolescentes do colégio estadual em questão, evitando o deslocamento de crianças de quatro anos, que não teriam vagas na escola municipal.

Reiteramos que a medida foi previamente ajustada com a direção do Núcleo Regional de Educação, passou por consulta junto aos setores responsáveis na Secretaria de Estado da Educação, tendo sido, inclusive, informada ao senhor secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, em sua recente visita à Toledo. Desta forma, ficam asseguradas para o próximo ano letivo melhores condições estruturais e de ensino, tanto para os alunos da escola municipal como para os alunos do colégio estadual, com o bom senso indicando o fim do compartilhamento como a melhor medida possível, preservando o objetivo de oferecer uma educação da melhor qualidade possível às crianças e adolescentes de Toledo.

Toledo, 8 de novembro de 2023.

MARLI GONÇALVES COSTA

Secretária Municipal de Educação

LUIS ADALBERTO BETO LUNITTI PAGNUSSATT

Prefeito do Município de Toledo