Escritório da UTRATOL, no Centro de Eventos, permanece em Toledo. Foto: Divulgação

Por Marcos Antonio Santos

Foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira, 06, a Portaria Nº 597, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que confirma a homologação que instala Unidades Técnicas Regionais de Agricultura e Pecuária nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. E uma delas, oficializa a Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária de Toledo, (UTRATOL), vinculada à Superintendência de Agricultura do estado do Paraná. Também foi homologada a Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária de Guarapuava (UTRAGUAR). A portaria é assinada pelo ministro Carlos Fávaro.

O deputado federal Sérgio Souza (MDB – Paraná) contribuiu para mais essa conquista do pujante município de Toledo, uma das forças do agronegócio do Brasil.

O vereador, de Toledo, e engenheiro agrônomo, Leoclides Bisognin, se mostra satisfeito com a oficialização da UTRATOL. “Estamos muito felizes, porque o Mapa confirma que a UTRATOL, ou escritório Regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai continuar em Toledo oficialmente. Faz algum tempo que estamos brigando, no bom sentido, para que esse escritório regional permanecesse no município, que tem o maior valor bruto da produção do estado do Paraná. E o Mapa publicar que esse escritório vai continuar em Toledo, reconhece a importância do município, da região Oeste do Paraná e reconhece, também, o trabalho do deputado federal Sérgio Souza. Que bom que os nossos colegas do Mapa poderão continuar aqui prestando serviço as indústrias e aos agricultores dentro do município de Toledo. Parabéns, a todos que lutaram para que esse escritório continuasse em Toledo”, afirma Leoclides Bisognin.  O Valor Bruto da Produção (VBP) de Toledo, do ano passado, e divulgado oficialmente pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) em agosto deste ano, é de R$ 4.290.849.170,82. Pelo 10º ano seguido, o município está em primeiro lugar no Paraná.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Bisognin se diz satisfeito com o escritório permanecendo em Toledo. Foto: Divulgação

SIF – Por ser um dos grandes produtores de suínos e aves, e ligado a superintendência de Curitiba, o Mapa sempre teve uma atuação efetiva em Toledo e na região, principalmente, com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Por esse motivo, Toledo tem um escritório da Unidade Técnica do Mapa, localizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico, porém esse escritório teve alguns problemas por aproximadamente dois anos, com a possibilidade de mudanças e até mesmo de fechamento, o que eleva a importância da Portaria Nº 597, que oficializa o escritório, na cidade.  “Tínhamos uma grande dúvida se esse escritório regional iria permanecer ou não. Com o apoio e intervenção do deputado Sérgio Souza foi confirmado essa unidade em Toledo, nada mais justo que esse escritório se mantenha no município”, diz Leoclides Bisognin.   

O diretor de Desenvolvimento Agropecuário, do município de Toledo, João Luis Nogueira, comenta os benefícios que Toledo terá com essa oficialização da UTRATOL. “Estão ligados, sobretudo, a produção de proteína animal, mas, também, a produção de proteína vegetal. Existe um acompanhamento mais de perto do Mapa, que produz a legislação, que segue, especialmente, do ponto de vista sanitário, tanto vegetal, quanto animal, o desenvolvimento dessas atividades.  É importante que eles estejam perto de nós, que tenhamos um diálogo aproximado, tanto o município, mas sobretudo, com as empresas de aves e suínos que temos no nosso município e na região. O maior polo da suinicultura e avicultura está na microrregião de Toledo, com a abrangência de 20 municípios”, afirma João Luis.

Estrutura da UTRATOL. Foto: Divulgação