Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Escola de Administração Pública de Toledo realiza dois seminários com início nesta semana

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Nesta semana, a Escola de Administração Pública do município de Toledo, que se localiza na Secretaria de Educação, realiza dois seminários: “Resíduos Sólidos da Construção Civil” e “Terceiro Seminário da Mulher”. O seminário da Mulher está sendo ministrado na Escola de Governo, exceto no dia 08 que será no Auditório da Prefeitura. O curso teve início nessa terça-feira, 01, durante todo o dia. Serão quatro módulos nesta semana; terça, quarta, das 9h15 às 12h e das 13h30 às 17h30, e quinta-feira, das 8h às 12h.

Na próxima semana serão mais três dias, segunda; terça, no Auditório da Prefeitura; e quarta-feira. Ao todo serão 10 módulos. Entre eles: Universo Feminino: a política pública nos diferentes; Poder Judiciário: medidas protetivas de urgência; Empreendedorismo Feminino; Programas e Projetos Sociais para Mulheres; Projetos Sociais: Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica; Leis sobre Violência Obstétrica e Direitos da Gestante.

Prof. Bia se pronuciando na abertura do seminário, que contou com a participação do vice-prefeiro Ademar. Foto: arquivo pessoal

“O “Terceiro Seminário da Mulher”, oferece demandas e conteúdos voltados para o público feminino, que são servidoras de diversas secretarias municipais, com um total de 75 vagas, dentre essas vagas, temos algumas pessoas do Conselho Tutelar e Conselho da Comunidade. É uma temática muito importante, nos dias atuais o número de feminicídios aumentou. Neste seminário temos algumas palestrantes de outras cidades”, informa a diretora da Escola de Administração Pública, professora Beatriz Quincozes de Azevedo, prof. Bia.

Na abertura do seminário, os presentes assistiram a palestra da indígena Wilma, da cidade de Guaíra, que falou sobre as mulheres indígenas e também a palestra de Ângela Mafra, de Cascavel, com o tema: “Políticas Públicas para Mulheres Pretas”.

Ângela durante a sua palestra. Foto: arquivo pessoal

Segundo a prof. Bia, em 2023 já foram capacitados mais de 1.000 servidores. “A gestão Beto Lunitti e Ademar Dorfschmidt, e na minha direção à frente da Escola de Administração Pública, já capacitamos somente no primeiro semestre deste ano, em torno de 1.200 servidores de todas as secretarias. E temos cursos agendados até final do ano. Cursos de acordo com as demandas e necessidades de todas as secretarias. Sempre valorizando os servidores”.

RESÍDUOS SÓLIDOS – O outro seminário que será realizado nesta semana pela Escola de Administração Pública será sobre “Resíduos Sólidos da Construção Civil”. O seminário acontecerá no Auditório da Prefeitura, com abertura agendada para essa terça-feira, 01, as 18h e termino as 22h. E prossegue nesta quarta-feira, das 13h30 às 17h, das 18h às 22h; quinta, das 13h30 às 17h30, das 18h às 22h; e na sexta-feira será realizada uma visita técnica. “O curso de Resíduos Sólidos é ofertado para os servidores que trabalham na Secretaria do Meio Ambiente e na Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos. É um curso que os servidores estavam pedindo há muito tempo, e agora conseguimos montar esse seminário. São cursos que vem ao encontro das demandadas apresentadas pela administração pública”, relata a prof. Bia.

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO – “A Escola de Administração Pública é um departamento da Secretaria de Recursos Humanos e o objetivo é capacitar os aproximadamente 4 mil servidores públicos de Toledo. Todos os serviços prestados pelo município são realizados por servidores públicos. Tenho autonomia para conversar com as secretarias municipais para alinhar e verificar os cursos que são importantes a serem oferecidos para os servidores. Por exemplo, foi realizado, recentemente, um curso sobre a Nova Lei das Licitações, e assim os demais cursos. A Escola de Administração Pública é conhecida como Escola de Governo, sendo um departamento da Secretaria de Recursos Humanos, que tem a frente a secretária a Marta Fath”, explica prof. Bia.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real