Dentro do programa “Toledo é + Seguro”, várias serão as ações a partir dessa próxima quinta-feira, 27 de julho. Depois de o treinamento e armamento da Guarda Municipal, da ampliação do videomonitoramento por meio da integração de aproximadamente mil câmeras de vigilância, em parceria com a comunidade, tanto da sede quanto do interior do município, e da instalação de câmeras em todos os acessos a cidade, entre outras ações que serão apresentadas, nada mais passará sem ser visto.

Lançamento

Nesse dia 27, haverá uma cerimônia aberta a toda a comunidade, em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, que reunirá autoridades e forças de segurança para falarem sobre o uso de câmeras da vigilância privada e de instituições, que, em conformidade com a Lei nº 2616/2023, serão monitoradas pelo Poder Público. Ou seja, as imagens geradas em áreas externas de imóveis particulares e equipamentos públicos, registrando a movimentação em calçadas, vias e demais logradouros, serão utilizadas no combate às infrações e à criminalidade.

Quantidade de câmeras

Atualmente, as forças de segurança já acessam aproximadamente 80 câmeras em vias públicas, incluindo as instaladas nas entradas e saídas do município, e mais 250 em prédios públicos.

Armamento da GM

Sobre o uso de armas de fogo pelos agentes da Guarda Municipal, a ação atende a uma antiga demanda de parcela significativa da categoria. Devidamente treinados e cumprindo todos os requisitos legais e normativos, aproximadamente 69 agentes que realizaram os testes e foram aprovados em curso de formação com 500 horas-aula, ministrado pela Polícia Militar doParaná (PMPR), serão beneficiados pela medida neste primeiro momento.

Patrulha Escolar e Rural

Outros avanços que integram o “Toledo é + Seguro” são a Patrulha Escolar Municipal, com agentes da Guarda Municipal dedicados a rondas ostensivas nas proximidades de escolas e centros municipais de educação infantil, além de outras ações previstas nas Leis Nº 2.604/2023 e Nº 2605/2023, ambas com o objetivo de fortalecer a segurança nas escolas e dar mais tranquilidade para pais e responsáveis, por meio de ações para ampliar a vigilância, e a Patrulha Rural Municipal.

Dia dos Avós

Nesse dia 26 de julho, em que é celebrado o Dia dos Avós, queremos abraçá-los, pois a terceira idade está mais ativa do que nunca, principalmente para “estragar os netos”, segundo os filhos. E para eles, isso é serem pais duas vezes, com amor em dobro.