Vacinação em Toledo. Foto: Decom/Pref. de Toledo

Iniciada no último sábado (8), mobilização segue com doses disponíveis em todas as unidades de saúde; município tem um caso confirmado da doença

Um surto de meningite meningocócica tipo C em Quatro Pontes, com três casos confirmados, e mais um episódio da doença em Toledo fez a Secretaria de Saúde do município promover ações emergenciais de vacinação de pessoas com idade entre 3 meses e 14 anos de idade. A mobilização teve início na tarde de sábado (8), com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro aplicando doses do imunizante contra a enfermidade.

O trabalho que seguiu na manhã do dia seguinte – o procedimento adotado seguiu recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde. Nos dois primeiros dias, cerca de 1.000 pessoas procuraram a UBS do Centro, mas a maioria estava com esta vacina em dia em sua carteirinha. 

Cerca de 8% não estava e aproveitaram a ocasião para vacinar seus filhos contra esta enfermidade que apresenta altos índices de hospitalização e, em quadros mais graves, pode levar o paciente à morte. Quem perdeu a oportunidade, pode procurar as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades saúde da família (USF) da cidade e do interior – basta levar carteirinha de vacinação, documento por meio do qual se verificará se há ou não necessidade de se aplicar o imunizante.

Carteira de vacinação. Foto: Decom/Pref. de Toledo

A secretária da Saúde, Gabriela Kucharski, ressalta a necessidade de se vacinar contra a meningite tipo C. “Reforçamos o alerta à população e principalmente aos pais em relação às crianças e aos adolescentes de até 14 anos em relação à necessidade de colocar as carteirinhas de vacinação em dia. Se você ainda tem dúvida a respeito da vacinação do seu filho, procure a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência para obter mais informações”, aconselha.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo