Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meningite: Toledo mantém durante esta semana campanha de vacinação

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Iniciada no último sábado (8), mobilização segue com doses disponíveis em todas as unidades de saúde; município tem um caso confirmado da doença

Um surto de meningite meningocócica tipo C em Quatro Pontes, com três casos confirmados, e mais um episódio da doença em Toledo fez a Secretaria de Saúde do município promover ações emergenciais de vacinação de pessoas com idade entre 3 meses e 14 anos de idade. A mobilização teve início na tarde de sábado (8), com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro aplicando doses do imunizante contra a enfermidade.

O trabalho que seguiu na manhã do dia seguinte – o procedimento adotado seguiu recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde. Nos dois primeiros dias, cerca de 1.000 pessoas procuraram a UBS do Centro, mas a maioria estava com esta vacina em dia em sua carteirinha. 

Cerca de 8% não estava e aproveitaram a ocasião para vacinar seus filhos contra esta enfermidade que apresenta altos índices de hospitalização e, em quadros mais graves, pode levar o paciente à morte. Quem perdeu a oportunidade, pode procurar as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades saúde da família (USF) da cidade e do interior – basta levar carteirinha de vacinação, documento por meio do qual se verificará se há ou não necessidade de se aplicar o imunizante.

Carteira de vacinação. Foto: Decom/Pref. de Toledo

A secretária da Saúde, Gabriela Kucharski, ressalta a necessidade de se vacinar contra a meningite tipo C. “Reforçamos o alerta à população e principalmente aos pais em relação às crianças e aos adolescentes de até 14 anos em relação à necessidade de colocar as carteirinhas de vacinação em dia. Se você ainda tem dúvida a respeito da vacinação do seu filho, procure a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência para obter mais informações”, aconselha.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real