Assim como em todo o Brasil, o município de Toledo também vem se adaptando às novas tecnologias e modernizando a educação nas escolas municipais. As tradicionais ferramentas utilizadas em sala de aula, como o lápis, caneta e o famoso “quadro negro”, estão dando espaço para os smartphones, tablets e computadores.
Um exemplo dessa adaptação é do aluno David de Oliveira, 9 anos, que estuda na Escola Municipal André Zenere, no Jardim Europa. “Eu quero ser arqueólogo quando crescer. Com os computadores novos e internet de boa conexão a gente vai poder aprender mais sobre os dinossauros e várias outras coisas legais”.
A alegria do garoto é devido ao investimento realizado em sua escola através de verba oriunda do Governo Federal, pelo PDDE – Educação Conectada e com o apoio do município, que entrou com a aquisição dos computadores e a parte técnica de instalação. É um investimento de aproximadamente R$ 50 mil que vai levar auxílio para as proposições da escola. A Heloisa Andrade, 6 anos, já se adaptou aos computadores. “É muito legal ter isso na escola, o que a gente vê em casa, agora aprendemos na escola”.
De acordo com a Secretária da Educação de Toledo, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, na Escola Andre Zenere, foram substituídos 16 gabinetes e 16 monitores, que fazem parte da Informática Educacional.
[bsa_pro_ad_space id=7]
“Além do apoio do Governo Federal, também tivemos uma expressiva participação da APM na aquisição de móveis novos para implantar no local. Vivemos em um momento onde a tecnologia está muito presente no dia a dia das crianças e, trazer isso junto ao trabalho pedagógico será um método melhor e mais eficaz de formar melhores cidadãos”, frisa Edna.
Na atualidade as crianças estão se tornando mais rápidas devido ao avanço tecnológico. As informações estão chegando a proporcionalidade de cliques dados na rede digital. Em Toledo, a expectativa é que com os novos computadores, os alunos mudem o seu comportamento, tendo atitude ainda mais proativas, em sala de aula, se adaptando a modernidade.

A Diretora de Escola, Solange Brito Amaral, contou que é uma felicidade a mais ter essa ação em sua escola. “A comunidade escolar recebeu de braços abertos essa ação de implantação da Informática Educacional. Estamos contentes como profissionais e com certeza a criança será beneficiada não só hoje, mas pelo resto da sua vida”.
São 17 laboratórios de informática em Toledo que serão reestruturados com essa ação de substituição de computadores. “Todo o investimento em educação, rende bons frutos. Agradecemos os governos, as escolas e APMS que estão sendo parceiras efetivas na qualidade do ensino dos alunos de Toledo. Este é um diferencial que a nossa cidade está se adaptando e transformando a realidade de muita gente, para melhor”, definiu o Prefeito Lucio de Marchi.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
[bsa_pro_ad_space id=7]





