Foto: Arquivo/Eduardo Rian

A prova 24 Horas Torao Takada, em Toledo, completa dez anos em 2023. Uma década para avaliar as melhorias, idealizar o futuro e comemorar as conquistas. Na 10ª edição, a corrida reunirá atletas amadores, profissionais e até com carreira internacional. Promovida pela Associação Correr Toledo, a prova 24 Horas Torao Takada é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte, e tem o apoio da Itaipu Binacional.

A organização aguarda mais de 2,5 mil pessoas, entre corredores, técnicos, auxiliares, crianças e familiares. A solenidade de abertura acontece a partir das 8h30 deste sábado. A largada dos ultramaratonistas está prevista para às 9h30 e dos demais corredores às 10h de sábado. A prova encerra no domingo (23).

As modalidades disputadas são: revezamento em equipe 24 horas; solo 24 horas e solo 100 quilômetros. A prova ainda tem a participação da criançada na Categoria Kids. Os pequenos são um show à parte quando o assunto é simpatia. Eles esbanjam determinação, ousadia e alegria na pista. “É importante ter a participação das crianças, pois elas são o futuro da nossa prova. Precisamos incentivá-las a prática de uma atividade física, com isso, melhorando a qualidade de vida”, afirma a presidente da Associação Correr Toledo, Helena Mayer.

Regulamentada – A prova 24 Horas Torao Takada tem o permit de Bronze pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBTA) e pela Associação Internacional de Ultrarunners (IAU), além de integrar o calendário oficial. A diretora de Esportes na Natureza e Paradesporto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (Smel), técnica Sandra Schossler, explica que a homologação permite o acúmulo de pontos aos atletas que almejam a participação em provas internacionais de longa distância.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Sandra salienta que uma prova regulamentada segue todos os artigos previstos pela Confederação, como a oferta do apoio médico, segurança no trânsito, infraestrutura entre outras regulamentações obrigatórias. “Nós queremos garantir maior qualidade de prova e bem-estar dos atletas”.

Na 10ª edição, a Associação Correr Toledo busca o permit prata. Entre as exigências, envolvem a presença de arbitragem da CBAT, cronometragem eletrônica, a presença de um delegado para fazer o relatório, entre outras questões. “Melhorias foram realizadas em diversos itens e esperamos promover uma grande prova. Estamos na expectativa e confiantes. Cada integrante da nossa equipe tem uma função e a desenvolve com carinho e responsabilidade. Queremos receber e acolher muito bem todos os atletas”, conclui Sandra.

A prova 24 Horas Torao Takada possui ainda o selo da Federação de Atletismo do Paraná, sendo válido para todas as modalidades da prova e possibilitando a homologação dos resultados.

Melhorias – Amadores, simpatizantes ou profissionais, os corredores inauguram o trabalho de emborrachamento da pista de caminhada do Horto Florestal, do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Uma solenidade de inauguração acontece nesta sexta-feira (21), a partir das 16h.

A obra vai melhorar o ambiente para a prática de atividade física diária e fomentar o esporte profissional. O valor da execução global, incluindo materiais e mão de obra, foi de mais de R$ 1,7 milhões e foi realizada nos 1.330 metros de extensão da pista. A prova tem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e demais pastas do Poder Executivo e empresários de Toledo.

Texto: Assessoria Correr Toledo

Fotos: Arquivos Prefeitura de Toledo